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Guia de alimentação vegetariana para bebés

Antes de começar este artigo pensei que fosse importante destacar alguns factos essenciais antes, tais como:

  • Até cerca dos 6 meses de idade, o leite materno ou a fórmula contêm todos os nutrientes de que os bebés necessitam;
  • Uma alimentação vegetariana para bebés requer escolhas rigorosas e informadas;
  • Uma dieta vegetariana ou vegana deve ter energia, ferro, zinco, cálcio e vitamina B12 suficientes para apoiar o crescimento do bebé.
  • Uma alimentação vegetariana para bebés bem planeada podem dar aos bebés todos os nutrientes de que necessitam para crescer e prosperar.

Neste artigo irás encontrar respostas para as seguintes questões:

  1. O que é uma alimentação vegetariana para bebés?
  2. O que é uma dieta vegana?
  3. Os bebés podem ter uma dieta vegetariana?
  4. É difícil alimentar um bebé com uma dieta vegetariana equilibrada?
  5. Quais são alguns alimentos vegetarianos ricos em energia para bebés?
  6. Quais são alguns alimentos ricos em proteínas para bebés?
  7. Alimentos ricos em ferro para bebés
  8. Uma dieta vegetariana representa algum risco para o meu bebé?
  9. Quais são alguns dos desafios de uma dieta vegetariana?
  10. Os bebés e as crianças pequenas podem ter uma dieta vegana?
  11. Uma dieta vegana representa algum risco para o meu bebé?
  12. Preciso de dar suplementos ao meu bebé vegan?
  13. Que alimentos ajudam o meu bebé a obter a nutrição adequada?

O que é uma alimentação vegetariana para bebés?

Existem diferentes definições de uma dieta vegetariana. Os lacto-ovo vegetarianos evitam a carne, mas comem ovos, leite e lacticínios. Os lacto-vegetarianos evitam a carne e os ovos, mas comem leite e lacticínios.

Os bebés podem ter uma dieta vegetariana?

Os bebés podem ter uma dieta vegetariana se lhes forem fornecidos nutrientes suficientes. Os bebés podem começar uma alimentação vegetariana quando estes começarem a introdução alimentar e a comerem sólidos.

É difícil alimentar um bebé com uma dieta vegetariana equilibrada?

Nos últimos anos, a oferta de comida vegetariana tem aumentado tanto nos hipermercados como nos restaurantes. Uma dieta vegetariana que evite o frango, a carne e o peixe pode ser nutritiva se escolher cuidadosamente os alimentos alternativos.

Quais são alguns alimentos vegetarianos ricos em energia para bebés?

As refeições e lanches regulares ajudam a dar energia aos bebés em crescimento. Para além do leite materno ou da fórmula,  a alimentação vegetariana para bebés deve ser rica em:

  • pastas de frutos secos
  • ovo bem cozinhado
  • tofu e tempeh
  • frutas da época
  • óleos – utilize azeite e óleos vegetais nos alimentos cozinhados
  • substitutos de carne, como lentilhas, nozes ou “carne” de soja
  • arroz, massas e outros cereais
  • Leguminosas como grão, ervilhas, feijão, favas, milho

Quais são alguns alimentos ricos em proteínas para bebés?

Ofereça ao seu bebé alimentos ricos em proteínas 2 a 3 vezes por dia para satisfazer as suas necessidades crescentes.

A maior concentração de proteínas tende a estar nos alimentos de origem animal. Ofereça ao seu bebé refeições saudáveis e equilibradas em cada uma das suas refeições principais, por exemplo:

  • alimentos lácteos como iogurtes e queijo
  • manteigas e pastas de frutos secos
  • bebidas de soja, arroz, aveia e amêndoa enriquecidas com cálcio
  • ovos

Alimentos ricos em ferro para bebés

O ferro é necessário para ajudar a transportar o oxigénio no sangue e prevenir a deficiência de ferro e a anemia.

O ferro hemático, proveniente de alimentos de origem animal, é uma fonte valiosa de ferro dietético. Se o seu bebé não estiver a comer carne, é importante que obtenha ferro suficiente de fontes de ferro, como pão enriquecido com ferro, cereais e vegetais de folha verde.

Os alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a absorver mais ferro, por isso inclua frutas e legumes frescos nas refeições e lanches do seu bebé. As fontes de ferro vegetarianas incluem:

 

  • vegetais de folha verde
  • leguminosas – feijão cozido e lentilhas
  • frutos secos e sementes
  • ovos
  • frutos secos

Uma dieta vegetariana representa algum risco para o meu bebé?

As escolhas alimentares vegetarianas são frequentemente ricas em fibras. Isto significa que os bebés podem sentir-se cheios antes de terem ingerido alimentos suficientes para satisfazer as suas necessidades energéticas.

Os alimentos ricos em gorduras “saudáveis” têm energia e devem ser incluídos em todas as refeições.

É importante oferecer ao seu bebé refeições e lanches regulares. As gorduras saudáveis ajudam a satisfazer as necessidades energéticas e incluem:

 

  • alimentos lácteos ou leite de soja enriquecido com cálcio
  • ovos
  • tofu
  • pastas de frutos secos (as crianças não devem receber frutos secos inteiros até terem pelo menos 5 anos de idade devido ao risco de asfixia)

 

Quais são alguns dos desafios de uma dieta vegetariana?

As refeições fora de casa, podem representar um desafio nas escolhas alimentares saudáveis e adequadas para o teu bebé.

A comida vegetariana pode ser limitada, o que torna difícil assegurar a satisfação das necessidades do bebé.

Considera embalar a comida de casa e transportá-la em segurança. Se o teu filho frequenta uma creche que fornece refeições, fala com as educadoras sobre as necessidades do teu filho.

Pode ser útil enviares a comida vegetariana que sabes que o seu filho vai comer, ou então escolheres uma creche com ofereça pratos vegetarianos.

Os bebés e as crianças pequenas podem ter uma dieta vegana?

Pode ser um desafio para os pais certificarem-se de que uma dieta vegana tem nutrientes suficientes para satisfazer as necessidades de uma criança em crescimento. As dietas veganas podem ser muito restritivas, pelo que os pais têm de planear cuidadosamente as refeições.

Uma dieta vegana representa algum risco para o meu bebé?

Tal como as dietas vegetarianas podem ser pobres em energia, ferro, cálcio e vitamina B12, uma dieta vegana pode não satisfazer as necessidades de um bebé em crescimento.

Recomenda-se que os bebés que são alimentados com uma dieta vegana sejam amamentados durante os primeiros 2 anos ou mais. Se não forem amamentados, recomenda-se que tomem uma fórmula infantil à base de soja durante os primeiros 2 anos.

Preciso de dar algum suplemento ao meu bebé vegan?

A recomendação geral dos especialistas é que os veganos podem precisar de um suplemento de vitamina B12. Os suplementos de ferro também podem ser úteis para os bebés que são alimentados com dietas estritamente veganas. Fale com o seu médico de família.

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