Blixtrombil Malifluous

logo do blog
organização armário cápsula

O meu armário cápsula

Ficar vários minutos a olhar para um guarda-vestidos, atafulhado de roupa sem saber o que vestir sempre foi um problema para mim. Pior ainda era olhar para tanta roupa e pensar que não tinha nada para vestir. 

Então um dia, pensei que aquela situação não poderia continuar e tive que meter as mãos à obra.

Comecei por treinar o desapego e doar algumas peças que já não usava e por fim, passado alguns meses fui deixando apenas as peças que faziam falta e sentido de continuarem no meu guarda-roupa. 

O meu armário cápsula foi um processo que demorou alguns meses a ficar concluído, pois o desapego foi todo o processo que teve de ir acontecendo aos bocadinhos para não doer tanto.

Hoje tenho o meu armário cápsula concluído e tenho muito orgulho nisso, posso dizer com toda a certeza, que consegui economizar mais tempo, energia e muito dinheiro.

Armário cápsula, o que é?

O armário cápsula é uma espécie de guarda-roupa minimalista, organizado e consciente. Todas as peças que lhe correspondem, são peças de cores neutras ou escuras que tendem a combinar facilmente com outras roupas.  

Dessa forma, devido à facilidade de conjugação das peças é possível ter um grande número de looks sem ter muita roupa na realidade. 

Este tipo de guarda-roupa é conhecido por ser minimalista, essencial e intemporal e é pensado para ser usado em todas as estações do ano.

Quais são as vantagens de um Armário cápsula?

Ao fazer o meu armário minimalista, desde cedo que comecei a notar que este modelo de organização e até de estar, para além de muita paz de espírito, trouxe-me também outras grandes vantagens.  

A maior vantagem foi o tempo que conseguia poupar para escolher o que vestir. Quantas e quantas vezes perdi o comboio para o trabalho, por passar minutos e minutos a olhar para o meu roupeiro… Vocês não tem ideia! 

Assim, esta foi a forma de eu conseguir ganhar mais tempo e escolher a roupa a vestir em 5 minutos. 

Outra grande vantagem que encontrei, foi o facto de conseguir poupar imenso dinheiro, pois já não preciso de comprar roupa em todas as estações do ano.

Ter apenas roupas que eu realmente gosto muito e que sentam bem com a minha morfologia é também um ponto muito positivo. 

Neste guarda-roupa não tenho peças que gosto mais ou menos ou peças para desenrascar. No meu armário apenas tenho peças que gosto imenso.

Quais são os passos para criar um armário cápsula?

O primeiro passo que terás que fazer é classificar e organizar o teu armário. Abre o teu roupeiro e atira a roupa toda para cima da cama, só assim é que irás perceber a quantidade de roupa que tens e que provavelmente nem precisas ou usas. 

O segundo passo é fazer uma triagem grande. Faz várias montanhas de roupa por categorias como: montanha de roupa que já não uso, montanha de roupa que gosto mais ou menos, montanha de roupa que uso muito e por aí adiante.

Tenta fazer também várias pilhas de roupa  de: eu guardo, eu dou e eu vendo. Nunca deites roupa que está em condições para vestir fora, lembra-te que há muitas pessoas que podem estar a precisar… 

Mete o coração de lado. Muitas vezes temos várias peças de roupa que não usamos mas que guardamos por representarem lembranças especiais. O conselho que te dou em relação a estas peças é vestires essa roupa se ainda te servir, e tirares uma fotografia. 

Assim garantes que ficas com a recordação para sempre em fotografia sem teres uma peça de roupa que vai estar a ocupar espaço e a encher o teu guarda-roupa.

Agora que já sabes todas as vantagens que um armário cápsula poderá trazer à tua vida, é um bom motivo para construíres o teu. Boa sorte!