Blog maternidade

logo do blog

6 Ideias Divertidas de Atividades de Reciclagem para Crianças

Sensibilizar as crianças desde cedo para a importância da reciclagem é fundamental, uma vez que elas representam o futuro do nosso planeta. Existem diversas maneiras divertidas de realizar essa sensibilização, e é exatamente sobre isso que irei escrever hoje. Neste artigo, compartilharei seis atividades de reciclagem que tu poderás fazer com os teus filhos, com o objetivo de ensiná-los sobre a importância da reciclagem.

Criar brinquedos com embalagens

Uma forma eficaz de ensinar as crianças sobre a reciclagem é aproveitar as embalagens de produtos para criar jogos ou brinquedos. Por exemplo, podes utilizar os frascos de vidro da calda de tomate para fazer uma bonita jarra de flores para oferecer à avó. As caixas de papelão podem ser transformadas em carros, aviões e outras construções incrivelmente originais. Além disso, as embalagens de plástico e garrafas de refrigerante podem ser utilizadas para criar brinquedos surpreendentes.

Uma ótima fonte para encontrar ideias e inspiração sobre o que fazer com estes materiais reutilizáveis é o Pinterest. Lá, poderás encontrar diversas ideias de embalagens transformadas em brinquedos e também terás acesso a guias passo a passo de atividades divertidas relacionadas com a reciclagem.

Com estas atividades que podem ser feitas em família, não só estarás a promover a reutilização desses recursos, como também irás promover o estimular da imaginação, a criatividade e a motricidade das crianças.

Atividades de Reciclagem para Crianças

Transformar o papel que vai para o lixo em papel reciclado

Uma atividade de reciclagem muito divertida para realizares com as crianças em casa é aproveitar o papel que seria descartado para criar papel reciclado. Para realizares esta atividade de reciclagem, apenas precisarás de papel usado, um recipiente com água, um liquidificador, um rolo de massa, uma tábua de cortar legumes e um livro com capa grossa envolvido em um saco plástico para evitar que fique sujo.

Como fazer papel reciclado:

  1. Corta o papel em pedaços pequenos e deixe-os de molho no recipiente com água por algumas horas. Se a água ficar muito suja de tinta, é recomendável trocá-la de tempos em tempos.

  2. Quando o papel se transformar em uma pasta no recipiente, tritura todo o material até obter uma massa homogênea.

  3. Retire o excesso de água e estende a massa sobre a tábua de cortar legumes usando o rolo de massa, de forma a formar novas folhas de papel. Para deixar o papel mais liso, podes utilizar um livro com capa grossa como peso.

  4. Por fim, deixa o papel secar e dá um bom uso ao novo papel que tu e os teus filhos criaram. Que tal fazer um belo desenho para presentear alguém importante? É uma ótima ideia, não é? certamente que irão ter uma tarde maravilhosa em família com esta atividade divertida.

Envolve a criança no processo da separação no lixo.

Uma estratégia interessante para conscientizar as crianças sobre reciclagem é envolvê-las desde cedo em todo o processo. Quando estiveres a cozinhar, separa as embalagens que serão descartadas e pede aos teus filhos que te ajudem na separação do lixo, colocando-o nos ecopontos apropriados.

Quando saíres de casa para realizar a separação do lixo, podes também incluir as crianças nesta tarefa. Verás como elas vão adorar e ficarão entusiasmadas.

Para tornar a reciclagem mais divertida e envolver ainda mais as crianças no processo, podem criar os vossos próprios ecopontos em casa.

Para isso, basta comprares três baldes do lixo e tintas para pintar cada balde com as cores correspondentes à reciclagem: amarelo para plásticos, verde para vidro e azul para papel.

Se fizerem compostagem em casa, também podes incluir um balde com a cor castanha para depositar os resíduos orgânicos.

Jogos online que ensinam as crianças a reciclar.

Para aproveitar as novas tecnologias, há uma ampla seleção de jogos online disponíveis na Internet que promovem a aprendizagem e a consciencialização sobre a importância da reciclagem. Aqui estão alguns exemplos de jogos educativos e interativos que podem ser explorados: jogo praia ambiente, jogo trato o lixo, jogo recyclebingo.

Aprender a reciclar através dos livros

Os livros são sempre uma das melhores formas de adquirir conhecimento e também podem servir como uma excelente fonte de inspiração para atividades de reciclagem com as crianças. Se já tens o hábito de ler um pouco todos os dias para os miúdos antes de dormir, esta é uma ótima maneira de ensiná-los sobre a importância da reciclagem e como ela é fundamental para o nosso planeta.

 

Existem inúmeras opções de livros sobre reciclagem para crianças. Aqui estão alguns que conheço e considero interessantes para partilhar com os teus filhos:

  • “O Sonho da Reciclagem”, da coleção Flamingo Editores, conta a história de uma garrafa de plástico que vivia num armário de um café numa pequena praia e sonhava em ser reciclada num barco para as crianças brincarem à beira-mar.

  • “Proteger o Planeta”, da coleção As Crianças e o Mundo, ajuda as crianças a compreenderem o nosso planeta e como devemos cuidar dele.

  • “Biblioteca do Conhecimento: Oceano”, da coleção Biblioteca do Conhecimento, apresenta, por meio de imaginação, ilustrações e infográficos, os mistérios dos oceanos e a importância deles para o nosso planeta e para a vida na Terra.

Ao partilhares estes livros com as crianças, não só estarás a proporcionar momentos de leitura e diversão, como também estarás a promover a consciencialização ambiental e o conhecimento sobre a importância da reciclagem e da preservação do nosso planeta.