Blog maternidade

logo do blog

Azia na Gravidez? Tens sofrido de azia na gravidez e já não sabes o que fazer?

Azia na Gravidez? Tens sofrido de azia na gravidez e já não sabes o que fazer? Neste artigo vou-te dar os melhores conselhos de como podes acabar com a má disposição provocada pelo refluxo ácido.

Azia na gravidez

A indigestão, também chamada azia ou refluxo ácido, é bastante comum na gravidez. Pode ser causada por alterações hormonais, pelo crescimento e pela pressão do bebé contra o teu estômago.

Para aliviares a azia na gravidez podes começar a mudar o teu estilo de vida e a ter hábitos de vida mais saudáveis. Podes recorrer também a alguns medicamentos, mas antes de fazê-los deverás sempre te aconselhar com o teu obstetra para saberes quais são os medicamentos que podes tomar e que não são prejudiciais para o bebé.

Sintomas de indigestão e azia na gravidez

Os sintomas de indigestão e azia na gravidez incluem:

  • uma sensação de ardor ou dor no peito
  • sensação de saciedade, peso ou inchaço
  • arrotar constantemente com dor
  • sentir-se ou estar doente
  • dor na ingestão de alimentos

 

Os sintomas surgem geralmente pouco depois de comer ou beber, mas por vezes pode haver um intervalo de tempo entre a ingestão de alimentos e o aparecimento da indigestão.

Os sintomas podem surgir em qualquer altura da gravidez, mas são mais frequentes a partir das 12 semanas.

Sintomas de indigestão e azia na gravidez

Alterações na tua dieta e estilo de vida podem ser suficientes para controlar os seus sintomas, especialmente se forem ligeiros.

Comer de forma saudável

É mais provável que sofras de azia se estiveres muito cheia.

Se estiveres grávida, pode ser tentador comer mais do que normalmente comerias, mas isso pode não ser bom nem para ti ou para o teu bebé.

Alterar os seus hábitos alimentares e de consumo de álcool

Pode ser possível controlar a azia através de mudanças nos seus hábitos alimentares.

Pode ajudar comer pequenas refeições frequentemente, em vez de refeições maiores 3 vezes por dia, e não comer nas 3 horas antes de se deitar à noite.

Posição de dormir

Apoiar a cabeça e os ombros para cima quando te deitas pode impedir que o ácido do estômago suba enquanto dormes. Dormir sobre o lado esquerdo também pode ajudar.

Deixar de fumar

Fumar durante a gravidez pode causar azia e afetar gravemente a tua saúde e a do teu bebé.

Quando fumas, os químicos que inalas podem contribuir para a tua indigestão. Estes químicos podem provocar o relaxamento do anel muscular na extremidade inferior do esófago, o que permite que o ácido do estômago suba mais facilmente. Isto é conhecido como refluxo ácido.

Fumar também aumenta o risco de:

  • o teu bebé nascer prematuramente (antes da 37ª semana de gravidez)
  • o bebé nascer com baixo peso à nascença
  • síndroma de morte súbita do lactente (SIDS), ou “morte no berço”

Fala com o teu obstetra se precisares de ajuda para deixares de fumar na gravidez. Ele melhor do que ninguém poderá auxiliar nesse processo. 

O álcool é proibido na gravidez

O consumo de álcool pode provocar azia. Durante a gravidez, pode também causar danos a longo prazo ao bebé. Assim o consumo de álcool na gravidez é totalmente proibido.

Como posso aliviar a azia durante a gravidez?

Para ajudar a aliviar a dor ou o desconforto da azia:

  • Evitar alimentos e bebidas que possam agravar a azia, como os citrinos; alimentos picantes e gordos (especialmente fritos ou gordurosos); cafeína; e bebidas gaseificadas.
  • Come várias refeições pequenas ao longo do dia.
  • Demora o tempo que for necessário para comer.
  • Bebe líquidos entre – e não durante – as refeições.

Quando procurar ajuda médica

Deverás procurar o teu obstetra sempre que precisares de ajuda para gerir os seus sintomas ou se as mudanças na sua dieta e estilo de vida não funcionarem. Estes profissionais de saúde podem também recomendar medicamentos para aliviar os teus sintomas.

Assim deverás procurar ajuda médica se apresentares os seguintes sintomas:

  • dificuldade em engolir
  • voz rouca
  • uma tosse que não melhora ou que está sempre a voltar
  • glândulas inchadas de cada lado do pescoço
  • perda de peso
  • dor ou inchaço no estômago

Se estiver a tomar medicamentos sujeitos a receita médica

Fala com o teu médico de família ou obstetra se estiveres a tomar medicamentos para outra doença, como antidepressivos e achares que podem estar a piorar a sua indigestão. O médico poderá receitar-te um medicamento alternativo.

Nunca pares de tomar um medicamento receitado, a não ser que seja aconselhado pelo seu médico de família ou por outro profissional de saúde qualificado que seja responsável pelos teus cuidados.

Medicamentos para a indigestão e azia

Os medicamentos para a indigestão e a azia durante a gravidez incluem:

  • antiácidos para neutralizar o ácido do estômago.
  • alginatos para aliviar a indigestão causada pelo refluxo ácido, impedindo que o ácido do estômago volte a subir pela garganta

É muito importante que antes de tomares qualquer medição é importante que consultes primeiro um profissional de saúde.

Causas da azia na gravidez

Os sintomas a azia surgem quando o ácido do estômago irrita o revestimento do estômago ou o esófago. Isto provoca dor e uma sensação de ardor.

Quando se está grávida, é mais provável que tenhas essa sensação devido a:

  • alterações hormonais
  • o bebé em crescimento pressiona o seu estômago
  • relaxamento dos músculos entre o estômago e o esófago, permitindo que o ácido gástrico volte a subir

Quando é que a azia para durante a gravidez?

Na verdade, mesmo que tenhas escapado à azia no início da gravidez, há uma boa hipótese de teres um surto a partir do segundo ou terceiro trimestre, quando o útero toma conta da cavidade abdominal e força o estômago para cima. Felizmente esse desconforto deverá desaparecer assim que tiveres o teu bebé.

azia na gravidez

A água ajuda a azia na gravidez?

Em primeiro lugar, a água pode ajudar a diluir o ácido do estômago e torná-lo menos irritante para o esófago. Isto pode reduzir a sensação de ardor no peito que é caraterística da azia. Para além disso, a água potável pode ajudar a fazer com que o ácido gástrico volte para o estômago, onde deve estar.

O leite ajuda a azia?

A gordura do leite pode agravar o refluxo ácido. Mas o leite magro pode atuar como um tampão temporário entre o revestimento do estômago e o conteúdo ácido do estômago e proporcionar um alívio imediato dos sintomas de azia.

As bananas ajudam a azia?

Esta fruta com baixo teor de ácido ou alcalina pode ajudar a neutralizar o ácido do estômago, revestindo o revestimento esofágico irritado. E as bananas não são apenas alcalinas, mas também ricas em pectina – uma fibra solúvel que ajuda a manter o bom fluxo dos alimentos através do trato digestivo.

Em que trimestre na gravidez a azia é mais comum?

Geralmente ocorre em algum lugar no segundo ou terceiro trimestre e pode ser terrível. Azia na gravidez poderá ser bastante dolorosa.

Quais alimentos causam azia na gravidez?

Poderás ter azia apenas por te alimentares. Contudo existem alimentos que podem ter um efeito pior como: alimentos ricos em gordura, alimentos picantes, chocolates, sumos de frutas cítricas, bebidas que contenham cafeína, incluindo café, chá e coca-cola.

Por que sinto mais azia à noite?

Quando estás deitada, o normal é perderes o efeito da gravidade sobre os alimentos que viajam pelo teu sistema digestivo. Assim o deitar impede que a gravidade impeça que a bile e os ácidos subam para o esôfago, causando azia. Assim, é normal que sintas mais azia à noite. A solução é dormires com mais uma almoçada para minimizar esse desconforto.