Oh não! O meu bebé acorda de hora a hora
Hoje o artigo que vos trago é dedicado a todas as mamãs e papás que têm bebés que dormem mal e que tem bebés que acordam de hora a hora durante a noite.
Todos nós sonhamos com bebés que dormem a noite inteira ou que acordam uma vez no máximo por noite.
Contudo, a realidade muitas vezes pode não ser essa e em vez de teres um bebé dorminhoco, tens um bebé que só quer é o teu colinho, a tua maminha, ou até acorda a meio da noite para brincar.
Com este artigo quero que saibas que não estás sozinha e que está tudo bem. Todos os bebés são diferentes e cada fase do bebé representa isso, apenas uma fase e vai passar.
Cá em casa temos um bebé de 12 meses que ainda acorda a cada 3 horas para mamar.
Sempre acordou muito durante a noite e a única vez que dormiu 6 horas seguidas, foi na noite que fez 4 meses. Depois disso nunca mais dormiu mais do que 4 horas seguidas.
Temos notado que os padrões de sono do nosso bebé são bastante irregulares e que mudam de mês a mês. Cada mês tem sido uma autêntica aventura e há meses melhores e outros piores.
Relativamente a rotina de sono do nosso bebé, posso dizer com segurança que é a melhor que podemos oferecer. O nosso filhote adormece todos os dias entre as 20h e as 20h30 e acorda por volta das 7h 7h30.
A fase de acordar de hora a hora
O nosso bebé já passou pela fase de acordar de hora a hora. Para mim foi a pior fase do sono dele e aconteceu por volta dos 7 meses e durou até aos 9 meses.
Cientificamente está provado que os bebés por volta desta altura passam por um momento difícil denominado pela “ansiedade de angústia da separação”.
Não temos dúvidas que as noites mal dormidas por volta desta altura não tenham sido devido a esta crise, pois a única forma do nosso filho dormir melhor era na nossa cama, encostado a mim.
Com 12 meses ainda acorda muitas vezes
Cheguei a uma fase deste processo que quanto mais pesquiso sobre o sono dos bebés mais incertezas tenho e mais insegura e frustrada me sinto. Já procuramos ajuda, já ouvimos de tudo… que era da maminha, que devia deixar o bebé chorar, que era mimo a mais, etc…
Também aprendi que existe muita gente a tentar fazer dinheiro, a oferecer fórmulas milagrosas para o bebé dormir a noite inteira e adormecer sozinho. Algumas dessas formas no meu ver são bastante radicais, uma vez que sou totalmente contra deixar o bebé a chorar no berço!
A regulação do sono dos bebés é uma aprendizagem como o gatinhar, o andar. E presentemente, existe uma enorme pressão para que os bebés sejam cada vez mais independentes e que aprendam estas novas capacidades em tempos padrão.
Então simplesmente o que tenho vindo a aprender é o aceitar. É o aceitar que cada bebé tem o seu tempo, é o aceitar que se o meu bebé acorda de noite, é porque precisa de mim e do pai, ou porque simplesmente ainda tem dificuldade em voltar a adormecer sozinho. E está tudo bem…
Não é fácil confesso, muitas vezes o cansaço é tanto que só me apetece chorar, ainda mais quando se tem que ir trabalhar. Privação do sono durante a licença da maternidade já é difícil, ainda mais estando já a trabalhar…
Mas um dia irá passar e o meu pequenino vai conseguir dormir uma noite inteira, seguro de que os seus pais estão disponíveis caso exista alguma insegura ou algum medo associado ao sono.
Porque acima de tudo, respeitamos o nosso bebé e cada fase do processo de desenvolvimento dele.
Queremos aplicar uma educação positiva assente em pilares como o respeito, o carinho, o conforto e a ajuda.
Por isso, se tens um bebé que ainda acorda de hora a hora ou dá más noites, não desesperes, quero que saibas que é mais comum do que possas imaginar e que o sono é como o crescimento. Ao longo do tempo em que o bebé vai crescendo, o sono também vai se desenvolvendo.
Estamos juntos, somos fortes e é apenas uma fase que vai passar! Um beijinho de força para todos os pais que vão em modo zombie para o trabalho há vários meses consecutivos.