Blog maternidade

logo do blog

Acho que tenho um bebé hiperativo. E agora?

A hiperatividade está muito associada aos comportamentos, seja na cresce, no infantário ou no seu âmbito familiar, mas será que existem mesmo bebés hiperativos?

Segundo o Manual de disgnóstico e estatístico das doenças mentais da Associação Americana de Psiquiatria, a Hiperatividade é uma síndrome que apresenta um conjunto de sinais e sintomas que ocorrem todos em simultâneo e de uma forma frequente.

Estes sinais e sintomas caracterizam-se pelo inadequado desenvolvimento das capacidades de atenção devido a impulsividade e hiperatividade mais presentes na idade infantil.

Quais os sinais da hiperatividade em crianças?

Alguns dos sintomas que podem ser observados em crianças com hiperatividade são: inquietação, agitação, demasiada energia, ansiedade, impulsividade, agressividade, falta de atenção, facilidade de distração, criança muito faladora, dificuldade em estar sentado e obedecer a instruções

Será que um bebé que tenha muita energia e não fique parado um segundo, é um bebé hiperativo?

A resposta é não, o teu bebé não é um bebé hiperativo.  O teu bebé é um bebé que apenas está a ser criança e quer explorar o mundo da melhor forma que é através do brincar.

Normalmente o diagnóstico da síndroma da hiperatividade não é feito a bebés.  Este estudo comportamental é um estudo feito quando a criança inicia a sua atividade escolar e apresenta algumas dificuldades de concentração.

O meu bebé tem pilhas Duracell

Mãe, quero que saibas que também tenho um bebé que tem pilhas Duracell e que está tudo bem com isso…

A pediatra diz que tenho um bebé acelerado que tem muita energia e que a tendência é para que fique pior a medida que vá crescendo.

Mas que é normal que os bebés gostem de brincar e explorar o mundo intensamente e é sinal que eles estão a crescer saudáveis e felizes.

É cansativo, não o posso negar, mas não há nada melhor do que ver os nossos bebés a brincarem com toda a alegria como se o mundo fosse deles.

Deves procurar ajuda de um profissional de saúde

Contudo, se mesmo assim continuas insegura sobre o comportamento hiperativo e acelerado do teu bebé, o conselho que te posso dar é procurares ajuda com um profissional de saúde como o pediatra ou um psicólogo infantil.

Os diagnósticos não se fazem pelas as pesquisas na internet que possas fazer, por isso a melhor forma de te informares é com quem realmente sabe e trabalha na área, sendo que cada caso é um caso e que as crianças não são todas iguais.

Bebé hiperativo