Blog maternidade

logo do blog

Os colares de dentição âmbar são seguros para os bebés?

Alguns pais recomendam colares de dentição âmbar, mas segundo os pediatras esses produtos não são considerados uma maneira segura de aliviar a dor da dentição do bebé.

Se tens um bebé que está a sofrer com a dentição, de certeza que já procuraste qualquer produto e qualquer estratégia que conseguisse acalmar e ajudá-lo a sentir-se melhor rapidamente.

Mas, infelizmente, os colares de âmbar não só não funcionam, como também não são seguros para bebés. Neste artigo vais saber o porquê de não serem seguros e que alternativas podes usar para aliviar a dor do bebé sem comprometeres a sua segurança.

O que são colares de dentição âmbar?

Os colares de dentição âmbar são feitos de âmbar báltico ou resina de árvore fossilizada.

Em teoria, quando o bebé usa este colar, o calor de seu corpo desencadeia a liberação de uma pequena quantidade de óleo que contém ácido succínico, que é absorvido pela corrente sanguínea.

Quando o óleo é absorvido, dizem os defensores, ele tem um efeito analgésico nas gengivas inchadas e inflamadas.

colares-de-dentição-âmbar

Os colares de dentição âmbar funcionam?

De certeza que já deves ter ouvido falar que o ácido succínico das contas de âmbar funciona como um analgésico natural.

Os defensores também afirmam que pode ajudar a controlar a baba e melhorar a capacidade do sistema imunológico de reduzir a inflamação nos ouvidos, garganta, estômago e sistema respiratório.

No entanto, embora os colares sejam realmente livres de químicos e feitos com ingredientes naturais, não há evidências médicas que sugiram que o óleo realmente alivie a dor.

Riscos do uso de colares de dentição de âmbar

Contudo, independentemente de acreditares se funcionam ou não, as contas de âmbar representam riscos à segurança de bebés e crianças devido ao seu pequeno tamanho.

A maioria dos pediatras não recomenda usá-los pelo o risco de o bebé roer, engolir ou se engasgar com uma conta do colar. Outro risco enorme é o rico de estrangulamento, uma vez que nunca será boa ideia colocar algo no pescoço do teu bebé.

A organização mundial de saúde não recomenda que os bebés usem joias e colares e alertou os pais para os riscos destes tipos de objetos para o alívio da dentição dos bebés, devido ao elevado risco de estrangulamento e asfixia. 

Alternativas mais seguras aos colares de dentição âmbar

Existem outras soluções seguras que podem aliviar a dor das gengivas do teu bebé. Aqui estão alguns exemplos:

Mordedores – Podes encontrar à venda mordedores de madeira, plástico ou de borracha. Os mordedores são brinquedos que aliviam a dor e a comichão da gengiva graças à contrapressão do material por parte das gengivas do bebé.

Superfícies texturizadas tendem a oferecer mais alívio, mas qualquer mordedor de bebé que o teu filho goste é o suficiente. Por motivos de segurança, escolhe mordedores sem peças pequenas que possam partir ou romper e representar um risco de asfixia.

Usar o frio como calmante da dor – arrefecer as gengivas do teu bebé pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação pelo nascimento dos dentinhos.

Como fazer:

Toalhas molhadas congeladas (amarra uma ponta em um nó para roer melhor) funcionam muito bem, podes mergulhe-os em chá de camomila para uma ação extra calmante.

O mesmo acontece com colheres de plástico e chupetas geladas (apenas certifica-te de que sejam molinhas para que não exista o risco de magoar as gengivas sensíveis).

Outra coisa que resulta bem é fazeres gelados com o leite materno, ou com purê de fruta.

Massagem – Uma mini massagem pode aliviar muito as gengivas do teu bebé, pelo menos temporariamente. Lava bem as mãos e massaja os pontos mais sensíveis das gengivas do teu filho.

Medicamentos – Nos dias que notes que ele está mesmo a sofrer com dores e que ande mais irritado, podes perguntar ao pediatra sobre a possibilidade de usar algum analgésico. Poderás também recorrer a géis próprios para aliviar o desconforto das gengivas do teu bebé, a ISDIN tem um que eu gosto muito e que recomendo.