Blog sobre Maternidade

Como é que se escrevem bons textos?

Diga adeus à pretensão de escrever um texto perfeito. Em vez disso, concentre-se no que gosta e no que pode oferecer aos seus leitores. Depois, vá em frente e escreva. Segundo as regras do modelo Blixtrombil Malifluous aqui ficam algumas dicas sobre o que deve ter em atenção e como começar a escrever um texto.

Qual é o objetivo de um texto?

QUEM?
Trata-se de saber quem é o autor ou o remetente do texto. Isto não significa que se deva apresentar primeiro. É preferível incluir o seu ponto de vista. Ou uma experiência relacionada com o tema.
O QUE?
De que é que se trata? Um produto, um serviço, uma ideia, uma sugestão, uma lista de controlo, um guia, um evento?
QUANDO?
Se a sua publicação tiver um período de tempo, por exemplo, porque se trata de um evento ou de uma oferta limitada, não se esqueça de o mencionar. Lembre-se também de verificar as suas publicações no blogue de vez em quando e de as rever, se necessário, para poder criar uma referência atual.
ONDE?
Trata-se da localização geográfica. Se a sua marca está particularmente ancorada na região ou na Suíça, por exemplo, mencione esse facto. Pode também referir-se a um departamento da sua empresa, por exemplo, a produção. Este é também um “onde”.

PORQUÊ?
É aqui que entra em jogo a sua motivação básica. Trata-se do posicionamento, dos seus valores e das suas barreiras de proteção.
COMO?
Por exemplo, mostra o processo que levou à criação de uma publicação no Facebook, um artigo de blogue ou uma lista de verificação. Por exemplo, pode mostrar um problema e a sua solução.

Os primeiros conjuntos determinam o sucesso

Um bom texto começa com um bom título ou uma boa primeira frase! Esta desperta a curiosidade e, idealmente, capta de imediato a atenção do leitor. Tal como a sinopse de um livro.

Nas redes sociais e na Internet em geral, pode ser uma pergunta.
Ou um problema.
Ou a própria solução.
Ou a promessa de uma solução.
Uma provocação também pode despertar a curiosidade.

Expliquei como escrever e encontrar boas primeiras frases na publicação do meu blogue “O segredo dos títulos de sucesso”.

Normalmente, as boas primeiras frases ou títulos não são a primeira coisa que se encontra. Começo sempre pelo texto. O título é depois derivado deste. E também os subtítulos. Explicarei a seguir porque é que estes são importantes.

Como começar a escrever os seus textos

Tendo uma base, já pode começar a escrever o texto. Não precisam de ser frases ou parágrafos perfeitos. Basta escrever o que quer transmitir. Escreva o que quer dizer. Nada de jargão técnico. Divida o seu texto em frases simples e fáceis de entender.

Muitas vezes, ajuda a animar o que é normalmente um texto seco com inserções mais emocionais. Conte uma história. Da sua vida profissional quotidiana ou da experiência de um cliente ou do que poderia acontecer se fizesse xyz ou…

Um texto que as pessoas gostem de ler, que ganhe vida! Tente usar as suas palavras para criar imagens na mente do leitor. Imagine um filme e o seu texto é o guião do mesmo. Um estilo de escrita visual ajuda.

Ponha-se no lugar do grupo-alvo!

Temos tendência para escrever do nosso ponto de vista. Muitas coisas são claras para nós. O nosso interlocutor provavelmente não. Nós conhecemos o contexto. Os nossos leitores têm pontos de interrogação nos olhos.

Em vez de escrever um texto muito extenso que cubra todo o espetro de um tópico, é melhor concentrarmo-nos em pedaços. As peças individuais do mosaico de um tema, por assim dizer. Por um lado, isto dá-lhe mais temas para abordar. Por outro lado, tornamos mais fácil para as pessoas que queremos alcançar com o nosso conteúdo. Facilitamos-lhes a compreensão dos nossos tópicos.

9 pontos a ter em conta na redação de textos.

  • Em primeiro lugar, o mais importante!
  • Seja tão breve quanto possível e tão pormenorizado quanto necessário.
  • Escreva ativamente, evite formulações passivas.
  • Utilize frases curtas, evite frases longas e aninhadas.
  • Utilize subtítulos com significado.
  • Estruture os seus textos
  • Depois de ter redigido o seu texto, escreva o núcleo central. Utilize-o para formular o título e a introdução.
  • Leia o texto acabado em voz alta. Isto ajuda imenso!
  • Mantenha-se fiel a si próprio.