Como funciona a SEO para Instagram
Surpreendentemente, pouco se fala sobre SEO para Instagram online – o que provavelmente se deve ao facto de ser um tópico muito especializado. No entanto, é uma óptima maneira de dar um impulso extra à sua presença no Instagram.
Isso é razão suficiente para eu escrever o meu próprio artigo sobre SEO para Instagram. Ficará a saber o que há a considerar e como pode melhorar a sua capacidade de ser encontrado no meio social, passo a passo.
O que é SEO para Instagram?
SEO é a abreviatura de Search Engine Optimisation (otimização para motores de busca). A SEO consiste normalmente em conseguir que um sítio Web tenha uma melhor classificação no Google, de modo a atrair mais visitantes a longo prazo.
Isto funciona de forma muito semelhante no Instagram. Com a diferença subtil de que a sua conta do Instagram deve aparecer com mais frequência na pesquisa do Insta e na página Explorar.
Isto levanta a questão logo no início: “O Instagram pode mesmo ser chamado de motor de busca?”
Sim e não. Qualquer pessoa que tenha usado o Instagram pelo menos uma vez está familiarizada com a função de pesquisa. Esta pesquisa no Instagram é o motor de pesquisa integrado, por assim dizer.
Comparar a plataforma com o Google ou o Bing (os motores de busca clássicos) seria, naturalmente, errado. No fim de contas, o Instagram continua a ser uma rede social em que o conteúdo é apresentado automaticamente, independentemente de se estar a procurar algo ou não.
Que impulso pode esperar da SEO no Instagram?
Existem basicamente duas formas de os utilizadores tomarem conhecimento da sua conta através da SEO do Instagram:
A função de pesquisa
A página Explorar
A função de pesquisa
Com toda a honestidade, não deve ter esperanças de obter novos seguidores com a função de pesquisa, mesmo com um perfil optimizado. O facto é que ninguém vai procurar por si se ainda não o conhecer.
Terá mais a ver com sorte.
A única exceção seria se alguém estivesse apenas à procura de inspiração para um tópico específico que é abordado na sua conta através da pesquisa do Instagram.
A página Explorar
Ser apresentado na página Explorar pode atrair muito mais atenção porque os utilizadores verão as suas publicações mesmo que não estejam à procura de algo específico.
É certo que otimizar as suas mensagens para a página Explorar não tem nada a ver com a verdadeira otimização dos motores de pesquisa. Afinal de contas, o primeiro contacto não é feito através da função de pesquisa.
Mas como muitas pessoas continuam a procurar novas inspirações através da página Explorar, incluí-a aqui. Em 2019, o Instagram anunciou que 50% dos utilizadores utilizam a Página Explorar todos os meses.
Como sabes, a Página Explorar só te mostra publicações que correspondem aos teus interesses. Com publicações optimizadas, pode fazer os ajustes certos para aumentar as suas hipóteses de ser encontrado através da Página Explorar.
Na próxima secção, mostrarei como isto funciona na prática.
Otimizar a sua conta do Instagram para SEO
Pode utilizar os seguintes 5 pontos para otimizar o seu perfil no Instagram
Nome
biografia
legendas
hashtags
Menções (backlinks)
Otimizar o nome da conta Instagram
Se introduzir um termo específico na máscara de pesquisa do Instagram, normalmente são-lhe mostrados perfis que têm esse termo no nome do perfil. No exemplo, procurei por “contabilidade”.
É feita uma distinção adicional entre nome e nome de utilizador. Pode tirar o máximo partido se introduzir um termo de pesquisa relevante para ambos.
Para ser honesto, esta é uma vitória bastante rápida, considerando que pode alterar o nome da sua conta em qualquer altura.
A otimização do nome do Instagram para termos de pesquisa específicos – normalmente os seus produtos ou serviços – não é levada em consideração porque pode reduzir o valor da sua marca.
No entanto, desde que ainda não seja um interveniente estabelecido no seu sector e que os utilizadores o procurem diretamente, recomendo vivamente que tire partido desta pequena ferramenta promocional.
SEO do Instagram e a biografia do perfil
Qualquer pessoa que entre no seu perfil e queira saber mais sobre si ou sobre a sua empresa irá inevitavelmente ler a biografia da sua conta. A biografia também é muitas vezes referida como um perfil ou texto informativo.
Na sua biografia do Instagram, pode colocar todas as informações importantes sobre a sua empresa de uma forma curta e concisa. Não é invulgar que os textos informativos contenham apenas palavras-chave para vários serviços.
Em qualquer caso, certifique-se de que utiliza termos realmente relevantes que as pessoas pesquisariam no Instagram. As suas cores favoritas e as suas preferências em termos de géneros musicais são bonitas, mas não são adequadas para o texto da biografia do Instagram.
O Instagram também lhe dá a opção de ligar a um sítio Web externo na sua biografia. Tanto quanto sei, o Instagram presta atenção ao facto de a página por detrás da hiperligação na bio ser de uma determinada qualidade.
Se houver click-bait por detrás, por exemplo, isso pode ter um impacto negativo no alcance da própria conta. Mas se o Insta estiver insatisfeito, é mais provável que bloqueie uma conta do que limite o seu alcance.
Por conseguinte, não é tão relevante como o fator de qualidade, que, na minha opinião, o Google utiliza para avaliar a página de destino a que se chega através de um resultado de pesquisa para a classificação.
Os fornecedores como o Linktree permitem-lhe redirecionar para vários sítios Web diferentes através de uma página intermediária. Isto permite-lhe direcionar os visitantes para a página inicial, o seu blogue e a sua página de ofertas, por exemplo.
Trabalhe o copy
No Instagram, a legenda é o texto que aparece nos seus posts (abaixo da imagem). Claro que também pode colocar publicações online sem uma legenda, mas não o recomendo porque é uma oportunidade desperdiçada – e não apenas para o Insta-SEO!
Os termos que utiliza nas legendas podem ter influência na probabilidade de as suas publicações serem posteriormente apresentadas na página Explorar e nas publicações mais populares para termos de pesquisa.
No entanto, a forma exacta como o Instagram classifica as publicações de acordo com uma determinada consulta de pesquisa ainda está a ser mantida em segredo.
Atenção: ainda não estamos a falar da utilização de hashtags optimizadas (isso acontecerá em breve), mas sim das palavras que utiliza na descrição normal!
Conter termos de pesquisa relevantes (palavras-chave) para o seu grupo-alvo
Incentivar interações, como gostos e comentários.
Deverá incluir um apelo à ação – por exemplo, marcar uma consulta inicial ou ler o blogue ou publicar um comentário ou partilhar uma publicação na história
Não existe uma regra clara sobre o tamanho da legenda perfeita. Há quem prefira textos exclusivamente curtos, enquanto outros maximizam o tamanho de cada legenda.
O melhor é desenhar a legenda da forma que melhor funcionar para si!
Desde que tenha em conta os pontos acima mencionados para a maioria das legendas, já está a fazer muito bem. Tudo o resto é apenas um ajuste fino.