Blixtrombil Malifluous

logo do blog
Como poupar agua

9 Dicas de como poupar água​

Com a industrialização e com a utilização massiva dos recursos do planeta terra, a água é um dos recursos mais valiosos que temos à nossa disposição. É muito triste ver que grandes marcas e grandes empresas não respeitam este recurso que cada vez é mais escasso e por isso, é necessário mudar consciências e proteger o ambiente. 

Neste artigo damos algumas dicas de como poderás poupar água, não só para o bem das tuas finanças pessoais, bem como para o bem do nosso planeta. Estes conselhos vão ajudar-te a reduzir consideravelmente o consumo de água na tua casa, para conseguires poupar dinheiro, recursos essenciais para a vida.

Opta por duches em vez de banhos de imersão para poupar água

Para encher uma banheira são necessários cerca de 150 litros de água, contra apenas 50 litros de água gasta num duche de cinco minutos. Portanto, se conseguires optar por banhos de chuveiro, não só irás economizar muitos litros de água, sem comprometer a qualidade do teu banho.

Poupa água com a água fria do banho

De certeza que já deves ter reparado na quantidade de água que desperdiças sempre que abres a torneira e ficas à espera que a água fique quente. Para que esta quantidade de água não seja desperdiçada, poderás ter na tua banheira um balde para recolher a água fria para ser depois usada em outras ocasiões, como, por exemplo, para regar as tuas plantas, ou para usares como descargas do autoclismo, ou até para usares na limpeza da tua casa.

Por cada minuto com uma torneira aberta são gastos 10 litros de água. Se na tua casa o tempo que tens que esperar para ter água quente para o teu banho são 2 minutos, estás a desperdiçar pelo menos 20 litros de água todos os dias, só nesta rotina diária. Se conseguires aplicar esta técnica de poupança, vais perceber que a quantidade de água que vai conseguir poupar será muita.

Evita lavar a loiça à mão

Se tens uma máquina de lavar loiça, evita lavar a loiça à mão e apenas mete a máquina a trabalhar quando estiver totalmente cheia. Ao lavares a loiça na máquina de lavar loiça estás a poupar pelo menos 2 litros de água em cada lavagem. No entanto, se não tiveres uma máquina de lavar loiça, a melhor forma de poupar água, é teres 2 alguidares, um para lavar a loiça, e outro com água limpa, para passares depois por água. Caso optes pela segunda opção, ainda poderás usar a água dos alguidares como descargas do autoclismo.

Não desperdices água com fugas de torneiras

Se na tua casa tens alguma torneira a pingar, aproveita este artigo como motivação para a arranjar. Não imaginas a quantidade de água que estás a desperdiçar e o dinheiro que poderias estar a poupar se não tivesses essa fuga. 

Não laves os dentes com a torneira aberta

Eu sei, esta é daquelas dicas que todos estamos cansados de ouvir…  Mas já pensaste que mesmo sabendo continuas a fazer? Portanto, aqui fica mais uma vez o aviso, não precisa de ter a água a escorrer sempre que lavas os dentes. Outra coisa que também poderás fazer é reduzir a força da água para esta rotina de higiene. Não precisas que a torneira esteja aberta no máximo para lavares os dentes.

Poupa água com o desumidificador

Se tens um desumidificador na tua casa, já reparaste na quantidade de água que aquela milagrosa máquina extrai do ar da tua casa para evitar humidades e proliferação de bolores. O conselho que te dou, é que não deitares essa água fora, podes sempre usar para limpezas domésticas ou até para meteres no ferro de engomar a roupa. A água recolhida da máquina de secar a roupa também é válida para estas dicas.

Poupa água nas descargas do autoclismo

Ao ajustares a quantidade de água que é expulsa em cada descarga de autoclismo, é uma das formas para economizar água. Para isso, será necessário colocar dentro da caixa do autoclismo um objeto pesado e volumoso de forma a ocupar algum espaço no reservatório.

Não laves as embalagens que vão para a reciclagem.

Não desperdices água ao lavares os copinhos de iogurte ou outras embalagens que vais por no saco da reciclagem. As embalagens quando seguirem para as empresas que recolhem a reciclagem, serão devidamente lavadas. 

Recolhe a água da Chuva.

Se tiveres espaço e como fazê-lo, a recolha da água da chuva poderá ajudar a que consigas economizar ainda mais sem desperdiçares este recurso tão valioso. Poderás depois usar a água da chuva para regar plantas, ou até para ajudar em tarefas de limpeza doméstica. Para isto só precisas de colocar alguidares ou baldes na tua varanda, ou caso tenhas mais espaço compra um contentor de reserva recolha de água. 

Se gostaste deste artigo também poderás gostar: 

– 5 truques para poupar na compra de legumes

– Como diminuir o desperdício alimentar