Blixtrombil Malifluous

logo do blog

Como tirar nódoas de vinho tinto

As nódoas de vinho não precisam ser o fim de uma toalha ou de outra peça de roupa.

Sempre adorei receber os meus amigos em casa. Antes de me tornar mãe, tínhamos jantares com nossos amigos todos os sábados, e aos poucos estamos a retomar essa rotina.

Como apreciadores de vinho, nunca pode faltar vinho tinto nos nossos jantares de grupo, e o meu marido tem um talento especial para sujar a toalha com diversas manchas de vinho tinto.

Eu não faço ideia de como ele consegue fazer isso, só sei que, após o jantar, a toalha fica completamente cheia de nódoas de vinho difíceis de remover.

Por isso, ao longo do tempo, fui “obrigada” a aprimorar as minhas habilidades como dona de casa e quase ganhei um diploma de como remover estas nódoas de vinho.

A seguir, compartilho alguns truques que testei e que posso dizer que realmente funcionaram.

nódoas de vinho

Consegui tirar nódoas de vinho com vinagre de vinho branco e detergente da loiça.

Aqui está a minha forma preferida de remover nódoas de vinho de uma toalha. Se existe um produto milagroso neste mundo, é o vinagre.

Como fazer: Aplica o vinagre de vinho branco sobre a mancha e deixa atuar por 5 minutos. Assim que a mancha começar a clarear devido à acidez do vinagre, aplica o detergente da louça e começa a esfregar suavemente, sem danificares o tecido.

Repete o processo até que a mancha desapareça completamente, enquanto passas tudo por água. No final, quando a mancha de vinho tinto tiver desaparecido, já poderá colocar a toalha na máquina de lavar roupa.

Sal e vinagre de limpeza

Outra forma milagrosa que te posso dar de como tirar estas nódoas difíceis, é com uma mistura de sal e vinagre de limpeza.

Como fazer: Com água fria, molha a parte da toalha ou tecido que está manchado de vinho. Em seguida deverás aplicar o vinagre de limpeza e adicionar o sal.

Neste caso o sal para além de ajudar a remover a nódoa, se for esfregado contra o tecido irá solucionar o problema de uma forma mais rápida e eficiente. Repete o processo até que a mancha desapareça.

Por fim, não te esqueças de lavar sempre a toalha na máquina de lavar, para teres a certeza que a toalha fica bem lavada.

Detergente da louça e água oxigenada

Atenção: é importante ressaltar que esta solução só deve ser usada em toalhas brancas, pois produtos alcalinos como a lixívia podem desbotar os tecidos e deixá-los manchados.

Este truque para remover manchas de vinho tinto é considerado um dos melhores que existem. É um método antigo que pode eliminar as manchas de vinho em poucos minutos.

Para utilizá-lo, dilui a água oxigenada em duas partes para cada parte de detergente. Isto fará com que a nódoa desapareça da toalha rapidamente.