logo do blog

A maternidade é uma viagem

Compostagem: O que é e como fazer em casa

Hoje vou falar da compostagem e como ela poderá fazer parte da tua vida de uma forma muito simples. A compostagem, de uma maneira muito básica, é a transformação dos resíduos orgânicos em fertilizantes que podem ser usados depois como adubo para as tuas plantas ou hortas.

Explicando ainda de uma forma mais simples, se uma fruta cair de uma árvore na natureza no meio de um campo com outras árvores de fruto, o que vai acontecer é que a fruta que caiu no chão com a ação dos bichinhos da terra, com o oxigénio e outras ações da natureza como o vento a exposição ao sol, a chuva e a humidade, vai acabar por ser absorvida e decomposta.

Quando a fruta é decomposta com base nestas condições oferecidas pela natureza, ela vai acabar por gerar um adubo rico para fortalecer as árvores e plantas naquele espaço de terreno.

Compostagem doméstica​

Como já explicado em cima, a compostagem é um processo simples que inclui vários agentes, como resíduos orgânicos que são os restos alimentares, como a matéria castanha que são os resíduos secos como cartão ou folhas secas, os organismos vivos que podem ajudar em todo o processo, a água para manter a humidade e um grande e importante fator o oxigénio.

Sabias que uma parte do lixo produzido na tua casa é orgânico e biodegradável e que poderá passar pelo processo de compostagem?

Este processo evita com que esse lixo vá para a um aterro onde se decompõem sem oxigénio, produzindo gás metano que é um gás 34% mais agressivo do que o dióxido de carbono que tato contribuem para o efeito estufa no nosso planeta.

Assim a compostagem doméstica faz sentido, uma vez que permite a adubação gratuita das nossas plantas e das nossas hortas em casa e ainda promove uma responsabilização que nós vamos começar a ter dos resíduos que geramos na nossa rotina familiar.

Se fizermos a compostagem em casa, vamos ter um confronto muito direto com a quantidade de lixo que fazemos diariamente a cozinhar as refeições lá em casa, e ao acompanharmos todo o processo de compostagem na nossa casa vai fazer com que seja desenvolvido outro respeito pela natureza.

Compostagem doméstica usando o método da vermicompostagem

A vermicompostagem é a compostagem que utiliza as famosas minhocas californianas. Este tipo de compostagem tem enormes vantagens uma vez que estas minhocas decompõem muito rapidamente os resíduos orgânicos, ou seja, comem o nosso lixo e são bastante resistentes aos fatores do ambiente como temperatura e humidade do ar.

Esta resistência faz com que não tenhamos que ter grandes cuidados com a manutenção de vida destes bichinhos, sendo que elas conseguem sobreviver em nossas casas com uma temperatura que ronde os 10 e 30 graus.

A vantagem da vermicompostagem é que produz adubo líquido muito rapidamente, que é produzido em cerca e 2 semanas e também produzem adubo solido que geralmente é formado entre a 4 a 10 semanas.

O tempo do processo da compostagem das minhoquinhas, irá depender muito do quanto granulado estiver o composto a ser trabalhado. Se picarem e moerem com um garfo os resíduos orgânicos, mais rápido é o processo.

É possível fazer compostores de vemicompostagem em casa, mas também poderás encontrar muitas soluções à venda nas lojas que vendem produtos para agricultura. Também podes comprar as minhocas nestas lojas.

O importante é garantir que a parte de baixo tem uma torneira e que existem vários tabuleiros com várias etapas de composto, mas teres sempre espaço para adicionares mais matéria orgânica.

O que podes por na compostagem

No compostor podes colocar resíduos verdes, e resíduos castanhos. Os resíduos verdes podem ser: folhas verdes, relva fresca, flores, ervas daninhas sem sementes, restos de vegetais e frutas, cascas de ovo esmagadas, borras de café, incluindo os filtros.

Já os resíduos castanhos podem ser: folhas secas, relva seca, cartão, aparas de madeira e serradura, cascas de batata, entre outros.

O que não podes colocar na compostagem

Não poderás colocar a compostar os seguintes alimentos: restos de carne, peixe e marisco, laticínios, cinzas de carvão, beatas de cigarros, folha de plantas tratadas com químicos, excrementos de animais domésticos, comida com gordura e materiais não biodegradáveis como o plástico e o vidro.

Homem com adubo de compostagem
Partilha
Contactos

Se pretendes partilhar histórias e experiências sobre o teu dia à dia, terei todo o gosto em ler e responder.

Se representas uma marca e gostarias de entrar em contacto para fazer uma parceria também poderás entrar em contacto.

Email

geral@aiai.pt