Blog sobre Maternidade

Homem com adubo de compostagem

O que é a compostagem?

A compostagem é um processo controlado e aeróbico (que necessita de oxigénio) que converte materiais orgânicos num corretivo de solo rico em nutrientes ou numa cobertura vegetal através da decomposição natural.

O produto final é o composto – um material escuro, quebradiço e com cheiro a terra. Os microrganismos alimentam-se dos materiais adicionados à pilha de composto durante o processo de compostagem. Utilizam carbono e azoto para crescer e reproduzir-se, água para digerir os materiais e oxigénio para respirar.

Pode fazer compostagem em casa utilizando restos de comida da sua cozinha e folhas secas e material lenhoso do seu quintal.

Porquê fazer compostagem em casa?

A compostagem é a forma de reciclagem da natureza. É uma das ações mais poderosas que podemos tomar para reduzir o nosso lixo, combater as alterações climáticas e construir um solo saudável. Ao transformar as nossas sobras de alimentos e aparas de jardim em composto, podemos transformar os nossos fluxos de resíduos num corretor de solo benéfico e de valor acrescentado e utilizá-lo para proteger o ambiente e criar comunidades resistentes.

A compostagem é uma forma engenhosa de reciclar os restos de comida e as aparas de jardim que produz em casa durante todo o ano e de gerir os seus resíduos de forma mais sustentável.

Reduz o volume de materiais que, de outra forma, poderiam ser depositados em aterros ou incineradores de lixo – folhas, aparas de relva, aparas de jardim e restos de comida – e evita a emissão de gases com efeito de estufa na atmosfera.
A compostagem envolve um esforço, equipamento, despesas e conhecimentos mínimos, e pode ser divertida.
Poupa dinheiro ao produzir um corretor de solo gratuito e de alta qualidade – o composto, que reduz a utilização de fertilizantes e pesticidas.
Pode utilizar o seu composto para construir um solo mais saudável, evitar a erosão do solo, conservar a água e melhorar o crescimento das plantas no seu jardim e quintal.

Opções para fazer compostagem em casa

Existem diferentes formas de fazer compostagem em casa:

Compostagem no quintal com um monte ou um contentor que pode construir ou comprar.
Vermicompostagem (compostagem por minhocas) com um contentor.
Se não tiver um espaço exterior para fazer compostagem, considere participar num programa de compostagem da comunidade local, que pode recolher os seus restos de comida ou ter um local designado onde os pode deixar. Em alternativa, a vermicompostagem pode ser feita dentro de casa (mais informações em baixo).

Compostagem em casa usando o método da vermicompostagem

A vermicompostagem é a compostagem que utiliza as famosas minhocas californianas. Este tipo de compostagem tem enormes vantagens uma vez que estas minhocas decompõem muito rapidamente os resíduos orgânicos, ou seja, comem o nosso lixo e são bastante resistentes aos fatores do ambiente como temperatura e humidade do ar.

Esta resistência faz com que não tenhamos que ter grandes cuidados com a manutenção de vida destes bichinhos, sendo que elas conseguem sobreviver em nossas casas com uma temperatura que ronde os 10 e 30 graus.

A vantagem da vermicompostagem é que produz adubo líquido muito rapidamente, que é produzido em cerca e 2 semanas e também produzem adubo solido que geralmente é formado entre a 4 a 10 semanas.

O tempo do processo da compostagem das minhoquinhas, irá depender muito do quanto granulado estiver o composto a ser trabalhado. Se picarem e moerem com um garfo os resíduos orgânicos, mais rápido é o processo.

É possível fazer compostores de vemicompostagem em casa, mas também poderás encontrar muitas soluções à venda nas lojas que vendem produtos para agricultura. Também podes comprar as minhocas nestas lojas.

O importante é garantir que a parte de baixo tem uma torneira e que existem vários tabuleiros com várias etapas de composto, mas teres sempre espaço para adicionares mais matéria orgânica.

O que podes por no teu compostor quando tiveres a fazer compostagem em casa

No compostor podes colocar resíduos verdes, e resíduos castanhos. Os resíduos verdes podem ser: folhas verdes, relva fresca, flores, ervas daninhas sem sementes, restos de vegetais e frutas, cascas de ovo esmagadas, borras de café, incluindo os filtros.

Já os resíduos castanhos podem ser: folhas secas, relva seca, cartão, aparas de madeira e serradura, cascas de batata, entre outros.

O que não podes colocar no compostor

Não poderás colocar a compostar os seguintes alimentos: restos de carne, peixe e marisco, laticínios, cinzas de carvão, beatas de cigarros, folha de plantas tratadas com químicos, excrementos de animais domésticos, comida com gordura e materiais não biodegradáveis como o plástico e o vidro.