Blog sobre Maternidade

logo do blog

A importância da Cosmética Biológica

Sabia que a escolha de produtos de cosmética, pode ter impacto não só na saúde da sua pele, como também no meio ambiente?
A importância da cosmética biológica, é que ela é uma alternativa sustentável e saudável à cosmética convencional.

Nos dias de hoje, as preocupações cada vez maiores por parte das pessoas com a sua saúde e com o meio ambiente, deu uma maior relevância à utilização de produtos de cosmética biológica.

O que é a cosmética biológica e como ela difere da convencional?

Cosmética biológica é uma forma de cuidado com a pele que utiliza ingredientes naturais e orgânicos, evitando produtos químicos e sintéticos. Porquê cosmética biológica? Por ser uma alternativa saudável e sustentável, livre de substâncias tóxicas como parabenos, sulfatos e silicones, que podem causar danos à saúde da pele e do meio ambiente.

Além disso, a cosmética natural é produzida de maneira sustentável, sem testes em animais, portanto cruelty-free, e com embalagens recicláveis.

Já a cosmética convencional, utiliza ingredientes sintéticos e pode conter substâncias prejudiciais à saúde da pele e do meio ambiente.

Portanto, escolher produtos de cosmética biológica é optar por uma alternativa mais segura parta a sua pele e parta o meio ambiente.

Em que difere da cosmética Biológica?

A cosmética natural, define-se por lei, como tendo por base qualquer produto que tenha um extrato natural, independentemente da sua percentagem. Podemos por isso, ter um produto com derivados de petróleo, silicones, alumínio entre outros, e ser ainda assim considerado um produto natural. Só com a cosmética biológica, é que todos os produtos têm de ser naturais.

A importância da certificação biológica

A produção e cultivo de produtos alimentares biológicos, têm uma regulamentação própria. Já a produção de cosmética biológica não tem.

Assim, a única maneira de garantir que usa produtos biológicos, é que eles tenham certificação biológica.

Ao escolher cosméticos, é importante optar por produtos que sejam biológicos e certificados. Os produtos cosméticos biológicos são identificados com um selo de certificação que garante que cumprem os rigorosos critérios de qualidade estabelecidos para este tipo de produtos.

Vantagens da cosmética biológica

A cosmética biológica apresenta diversas vantagens, tanto para a saúde como para o meio ambiente.

Para a saúde:

  • Os produtos cosméticos biológicos são menos agressivos para a pele e para o cabelo, pois não contêm ingredientes químicos nocivos.
  • Os produtos cosméticos biológicos são mais seguros para as pessoas com peles sensíveis ou com alergias.
  • Os produtos cosméticos biológicos podem ajudar a prevenir doenças de pele, bem como prevenir o envelhecimento precoce.

Para o meio ambiente:

  • Os produtos cosméticos biológicos são produzidos de forma sustentável, com ingredientes que são cultivados de forma responsável.
  • São produtos cosméticos que não são testados em animais.
  • Os ingredientes naturais são mais facilmente biodegradáveis, o que significa que são mais fáceis de decompor e não poluem o meio ambiente.

Opte por cosmética biológica, na sua rotina de cuidados com a pele

A cosmética biológica é uma opção mais saudável e sustentável para a nossa pele e para o meio ambiente. Ao optar por produtos biológicos, está a contribuir para a sua própria saúde e para a preservação e proteção do nosso planeta.

Adote a cosmética biológica na sua rotina diária de cuidados com a pele. Comece com os produtos que você mais usa, para limpeza da pele, hidratante ou esfoliante.

Apesar de uma procura cada vez maior, estes produtos não são tão amplamente disponíveis como os de cosmética convencionais. Podem ser encontrados nas melhores lojas de produtos naturais, bem como em algumas lojas online, como a MyTrueBio.pt, com uma variada seleção dos melhores produtos e das melhores marcas de cosmética biológica certificada.

Encontre outros artigos que podem ser interessantes para si, aqui.

cosmética-biológica