Blixtrombil Malifluous

logo do blog
cuidados pré-natais

O que são cuidados pré-natais?

Os cuidados pré-natais são os cuidados de saúde que uma grávida recebe quando está à espera de um bebé. Assim é importante que cuides de ti e do teu bebé:

Obtém cuidados pré-natais precoces. Se souberes que estás grávida, ou pensas que possas estar, contacta o teu médico de família e marca uma consulta, ou caso queiras ser seguida no privado, marca consulta com o teu ginecologista/ obstetra.

Obter cuidados pré-natais regulares é muito importante durante uma gravidez. O teu médico irá pedir que faças analises e exames médicos ao longo da sua gravidez. Não faltes ou recuses nenhum – todos eles são importantes.

Porque é que preciso de cuidados pré-natais?

Os cuidados pré-natais podem ajudar a regular a tua saúde e a manter o teu bebé saudável. Os bebés de mães que não recebem cuidados pré-natais têm três vezes mais probabilidades de ter um baixo peso à nascença e cinco vezes mais probabilidades de morrer do que os bebés de mães que recebem cuidados.

Os médicos podem detetar através dos cuidados pré-natais problemas de saúde precocemente quando seguem as mães com regularidade. Isto permite que os médicos os tratem precocemente algumas doenças que possam aparecer na gravidez como por exemplo a diabetes gestacional ou a hipertensão.

Na gravidez, o profissional de saúde também tem o papel de falar e orientar as mulheres grávidas, sobre rotinas do dia-a-dia, e sobre o que elas podem ou não fazer.

Estou a pensar em engravidar. Como é que posso cuidar de mim?

Se estás a pensar engravidar deverás marcar uma primeira consulta de pré-conceção de forma a saber como as condições de saúde e os fatores de risco te podem afetar ou afetar o teu bebé. Por exemplo, alguns alimentos, hábitos e medicamentos podem prejudicar o seu bebé – mesmo antes de ele ser concebido. Alguns problemas de saúde também podem afetar a gravidez.

Fala com o teu médico antes de engravidar para saber o que pode fazer para preparar o teu corpo e quais os cuidados pré-natais que deverás ter. As mulheres devem preparar-se para a gravidez antes de se tornarem sexualmente ativas. Idealmente, as mulheres devem dar-se pelo menos 3 meses para se prepararem antes de engravidarem.

As cinco coisas mais importantes que pode fazer antes de engravidar são:

1- O teu médico irá receitar uns comprimidos de acido fólico para tomares todos os dias durante pelo menos 3 meses antes de engravidar para reduzir o risco de alguns defeitos congénitos do cérebro e da coluna vertebral. O acido fólico também ajuda a fortalecer as paredes do útero para que ele esteja saudável para receber um embrião.

2- Deixa de fumar e de beber álcool.

3- Se tiveres um problema de saúde, certifica-te de que está sob controlo. Algumas doenças incluem asma, diabetes, depressão, tensão arterial elevada, obesidade, doenças da tiroide ou epilepsia. Certifica-te também de que as tuas vacinas estão atualizadas.

4- Fala com o teu médico sobre quaisquer medicamentos de venda livre ou sujeitos a receita médica que estejas a tomar. Estes incluem suplementos dietéticos ou à base de plantas. Alguns medicamentos ou até mesmo chás, não são seguros durante a gravidez.

5- Evita o contacto com substâncias tóxicas ou materiais no trabalho e em casa que possam ser prejudiciais. Mante-te afastada de produtos químicos e fezes de gatos ou roedores.

Estou grávida. Quais os cuidados pré-natais para cuidar de mim e do meu bebé?

Os cuidados pré-natais que podes fazer e o que não deves fazer em termos de cuidados de saúde:

– Ter cuidados pré-natais precoces e regulares. Quer se trate da sua primeira ou terceira gravidez, os cuidados de saúde são extremamente importantes. O teu médico irá verificar se tu e o bebé estão saudáveis em cada consulta. Se houver algum problema, uma ação precoce ajudá-la-á a ti e ao teu bebé.

– Toma um multivitamínico ou vitamina pré-natal de ácido fólico todos os dias. O ácido fólico é mais importante nas fases iniciais da gravidez, mas deverás continuar a tomar ácido fólico durante toda a gravidez.

– Pergunta ao teu médico antes de parar de tomar qualquer medicamento ou de começar a tomar novos medicamentos. Alguns medicamentos não são seguros durante a gravidez. Tem em conta que mesmo os medicamentos de venda livre e os produtos à base de plantas podem causar efeitos secundários ou outros problemas. Mas não tomares medicamentos de que necessitas também pode ser prejudicial, o ideal será mesmo falares com o teu médico.

– Evita as radiografias. Se tiver de fazer um trabalho dentário ou testes de diagnóstico, informa o teu dentista ou médico de que estás grávida para que sejam tomados cuidados adicionais.

O que fazer e o que não fazer na alimentação na gravidez

Ter ma alimentação segura é essencial nos cuidados pré-natais.

Tenta incluir na tua alimentação uma variedade de alimentos saudáveis. Escolhe frutas, legumes, cereais integrais, alimentos ricos em cálcio e alimentos com baixo teor de gordura saturada. Além disso, certifica-te de bebes muitos líquidos, especialmente água.

As frutas por segurança deverás comer sem casca, ou então deverão ser muito bem lavadas como também os legumes de forma a evitar a toxoplasmose. O vinagre é um ótimo aliado na lavagem das frutas e legumes.

Obtém todos os nutrientes de que necessita todos os dias, incluindo o ferro. A ingestão de ferro suficiente evita a anemia, que está associada ao parto prematuro e ao baixo peso à nascença. Comer uma variedade de alimentos saudáveis irá ajudar-te a obter os nutrientes de que o teu bebé necessita.

Não poderás comer Sushi na gravidez e evita comer ou peixe com muito mercúrio, incluindo peixe-espada, carapau, tubarão e peixe-azulejo.

O que fazer e o que não fazer no estilo de vida na gravidez

Ganhar uma quantidade de peso saudável. O teu médico poderá dizer-te quanto peso deves ir ganhando ao longo da gravidez.

Não fumes, não bebas álcool e nem uses drogas. Estes podem causar danos a longo prazo ou a morte do teu bebé. Pede ajuda ao teu médico para deixares de fumar.

Inscreve-te em aulas de desporto para grávidas. Hoje em dia já tens muita oferta desde natação a yoga para gestantes, ou até aulas de preparação para o parto em piscinas

Não tomes banhos muito quentes, nem utilizes banheiras de hidromassagem ou saunas.

É importante que durmas bastante e encontres formas de controlar o stress com atividades que gostes de fazer.

Informa-te. Lê livros, vê vídeos no Youtube sobre cuidados pré-natais e maternidade, e inscreve-te em aulas de preparação para o parto.

O que fazer e o que não fazer em termos ambientais na gravidez

Evita produtos químicos como inseticidas, solventes (como alguns produtos de limpeza ou diluentes de tinta), chumbo, mercúrio e tinta (incluindo fumos de tinta). Nem todos os produtos têm avisos de gravidez nos seus rótulos. Se não tiveres a certeza de que um produto é seguro, pergunta ao teu médico antes de o utilizar.

É importante que fales com o teu médico se trabalhares com produtos químicos no teu local de trabalho, uma vez que poderem ser nocivos.

Se tens um gato, fala sobre a toxoplasmose com o teu médico. Esta infeção é causada por um parasita que se encontra por vezes nas fezes dos gatos ou na terra. Se não for tratada, a toxoplasmose pode causar defeitos congénitos. Assim, deverás reduzir o seu risco evitando o lixo dos gatos e usando luvas quando estiver a jardinar.

Evita o contacto com roedores, incluindo roedores de estimação, e com a sua urina, excrementos ou material de nidificação. Os roedores podem ser portadores de um vírus que pode ser prejudicial ou mesmo mortal para o feto.

Toma medidas para evitar doenças, como lavar as mãos com frequência.

Mantem-te afastada do fumo passivo.

Com que frequência devo consultar o meu médico durante a gravidez?

Para seguir um plano ideal de cuidados pré-natais, o médico dar-te-á um calendário de todas as consultas médicas que deves efetuar durante a gravidez. A maioria dos especialistas sugere que consulte o seu médico:

  • Cerca de uma vez por mês durante as semanas 4 a 28
  • Duas vezes por mês das semanas 28 a 36
  • Semanalmente durante as semanas 36 até ao parto

 

Se tiver mais de 35 anos ou se a sua gravidez for de alto risco, é provável que vá ao médico com mais frequência.

Contudo e segundo as tuas necessidades é o teu médico que irá definir a frequência das consultas na gravidez.

O que acontece durante as consultas pré-natais?

Durante a primeira consulta de cuidados pré-natais, podes esperar que o médico pergunte sobre o teu historial de saúde, incluindo doenças, operações ou gravidezes anteriores.

O médico também irá perguntar sobre o historial de saúde da tua família, irá pedir um exame físico completo, incluindo um exame pélvico e um teste de Papanicolau, analises ao sangue e à urina.

Também irá verificar a tua tensão arterial, altura e peso, calcular a data prevista para o parto e por fim responder às tuas perguntas.

Na primeira consulta, deve fazer-te perguntas e discutir quaisquer questões relacionadas com a tua gravidez. Informa-te sobre tudo o que puderes para te manteres saudável. 

As consultas pré-natais posteriores serão provavelmente mais curtas. O teu médico irá verificar a tua saúde e certificar-se de que o teu bebé está a crescer como esperado.  A maioria das consultas pré-natais inclui:

  • Controlo da tensão arterial
  • Medir o seu aumento de peso
  • Medir o seu abdómen para verificar o crescimento do seu bebé (quando começa a aparecer)
  • Verificar o ritmo cardíaco do bebé
 

Durante a gravidez, também farás alguns exames de rotina. Alguns testes são sugeridos para todas as mulheres, como análises ao sangue para verificar a anemia, o seu tipo de sangue, o VIH e outros fatores. Outros testes podem ser propostos com base na tua idade, historial de saúde pessoal ou familiar, origem étnica ou resultados de testes de rotina que tenha efetuado.

Tenho mais de 30 anos e quero engravidar. Devo fazer alguma coisa em especial e que cuidados pré-natais devo ter?

À medida que envelheces, a tua gravidez poderá representar menos ou mais risco, e poderás de ter de reforçar os cuidados pré-natais. No entanto, a maioria das mulheres entre os 30 e os 40 anos tem bebés saudáveis. Consulta o teu médico regularmente antes mesmo de começar a tentar engravidar. Ele poderá ajudar-te a preparar o teu corpo para a gravidez. Poderá também informar-te sobre a forma como a idade poderá afetar a tua gravidez.

Durante a gravidez, é muito importante que consultes o teu médico regularmente de forma a que existe qualidade e segurança nos cuidados pré-natais. Devido à tua idade, o teu médico irá provavelmente sugerir alguns exames adicionais para verificar a saúde do teu bebé.