Blog maternidade

logo do blog

6 formas para tornares o teu dia a dia mais sustentável

Alguma vez pensaste em como te poderias tornar mais sustentável e levar uma vida mais amiga do ambiente. Se fores como eu, tenho a certeza que já pesquisaste bastante, já ouviste podcast, já leste livros sobre o tempo e já devoraste todas as séries que há na Netflix sobre o tema.                                  

Todos os dias tento por em prática o que vou aprendendo. Não posso deixar de dizer que existe hábitos que me custaram mudar e outros que ainda não consegui largar, como, por exemplo o facto de ainda comer carne, contudo aos poucos espero lá chegar.

Embora que não faça tudo perfeitinho e que apenas faço aquilo que está ao meu alcance, acredito que, se todos fizermos pequenas mudanças, isso tudo somado servirá para mudar o mundo.

Em seguida pode ficar a conhecer 6 maneiras de como tornares o teu dia a dia mais sustentável.

sustentável

Recicla, reutiliza e reduz

Já alguma vez ouviste falar dos poderosos 3 “R´s”? Se nunca ouviste falar deste princípio, ainda vais a tempo de memorizar estas 3 palavras mágicas. Através destas 3 palavras vais conseguir reduzir o desperdício e conservar recursos.

Existem muitas formas de o fazer. Investe em alternativas sustentáveis como sacos de pano para ires às compras, garrafas de água de vidro que podes encher sempre que precisares, doa ou vende o que já não te faz falta e compra artigos e roupas em segunda mão.

Não desperdices água

A água é um dos recursos mais valiosos do planeta. Sem ela não existe vida, e há tantas pessoas e empresas a desperdiçar este recurso tão valioso.

Existem muitas coisas que podes por em prática na tua vida para conseguires poupar água.

Escolhe um transporte sustentável

Eu sei que por vezes não é possível, mas se vives em grandes cidades onde tens uma cadeia enorme de oferta de transportes públicos, está na altura de deixares o carro em casa e procurares outras formas mais sustentáveis para te deslocares.

Podes também considerar a possibilidade de compartilhares o teu carro com mais colegas e irem todos juntos para o trabalho, caso não exista a opção de transportes públicos.

Sê sustentável em apoiar o comercio local

A compra de legumes e frutas cultivados localmente reduz a pegada de carbono associada ao transporte, e as práticas de agricultura orgânica promovem a saúde do solo e a biodiversidade.

Por norma estes pequenos agricultores praticam uma agricultura mais saudável e mais respeitosa para a mãe natureza.

Outras coisas que também poderás encontrar no comércio local são preços mais baratos e a qualidade dos produtos é superior aos que encontras nos supermercados e hipermercados.

Se quiseres saber como podes poupar dinheiro na compra de legumes, não deixes de ler o artigo que escrevi a dar dicas muito úteis.

Minimiza o desperdício alimentar

Uma maneira realmente simples e brilhante de minimizar o desperdício alimentar é ires às compras todas as semanas, fazeres um plano semanal das tuas refeições e apenas comprares o que precisas.

Outra grande solução é congelares o que for possível congelar de forma a aumentares o seu tempo de consumo.

Compra produtos sustentáveis

Procura produtos feitos de materiais sustentáveis, como bambu, algodão orgânico ou materiais reciclados.

Sempre que comprares algo novo, procura pesquisar mais sobre a marca e quais são as suas responsabilidades sociais. Escolhe marcas e produtos amigos do ambiente.

A indústria da moda é um dos setores mais insustentáveis do planeta. É segunda maior indústria poluidora do mundo. Infelizmente a roupa é cada vez mais vida como um objeto descartável que dura apenas uma única estação.

Assim tenta evitar comprar artigos em cadeias de lojas onde a produção de roupa é totalmente massiva, ou se quiseres continuar a consumir esses produtos poderás encontrar uma oferta gigante de artigos em segunda mão.