Blog maternidade

logo do blog

Livro Blixtrombim Malifluous - Como criar e executar uma estratégia de conteúdos Web que funcione para a sua empresa?

Uma estratégia de conteúdo da Web é um método para criar, fornecer e gerir informações importantes que a empresa pretende transmitir no seu site a um público alvo específico.

Assim, compreender o seu público é crucial para uma estratégia de conteúdos Web, e as ferramentas de análise podem ajudá-lo a conhecer os seus clientes.

As estratégias de conteúdos devem ser desenvolvidas com base no utilizador, devem ter valor agregado, devem ter um tom distinto que forneça informações valiosas e práticas.

Fatores de orientação para uma estratégia de conteúdos web.

A estratégia de conteúdos web deve ser orientada por dois fatores: o que se pretende alcançar e qual é o objetivo comercial.

Um aspeto muito importante é ter sempre em mente o cliente. Pergunte-se: como é que este conteúdo beneficia o meu cliente ou público-alvo? A sua apresentação é cativante? Que problemas estamos a resolver?

Numa folha, responda a estas perguntas para servirem de pilares na sua estratégia de conteúdos web, sem esquecer que a diferenciação é cada vez mais importante para captar a atenção do público.

Porque é que precisa de uma estratégia de conteúdos para a Web?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta eficaz para impulsionar as conversões, pois o cliente atual quer conhecer uma marca através do seu conteúdo, em vez de um anúncio tradicional. De acordo com um relatório da Semrush, 62% das empresas obtiveram um retorno sobre o investimento (ROI) bom ou excelente com a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Hoje em dia, existe muito conteúdo na Internet. Uma excelente estratégia de conteúdo é dar ao seu cliente a informação exata que ele procura naquele momento.

6 passos para desenvolver e executar uma estratégia de conteúdos Web

Conhecendo as vantagens de uma estratégia de conteúdos Web de elevada qualidade, é importante ter consideração aos seguintes passos:

  1. Defina o seu objetivo

Uma estratégia de conteúdos para a Web começa com um objetivo. Compreender o que pretende alcançar permite-lhe criar as métricas para o sucesso.

Supondo que quer aumentar a notoriedade da sua marca. No início do processo, o seu objetivo seria atrair pessoas para o seu sítio Web e aumentar o seu público. Depois, após esse trabalho, poderá medir o seu sucesso observando a quantidade de tráfego, sessões, visualizações de páginas, etc.

  1. Identifique o seu público

O conhecimento do seu público é uma parte crucial de uma estratégia de conteúdo web. Utilize ferramentas analíticas para obter informações sobre os dados demográficos dos clientes, como o género, a idade e a residência (cidade, estado ou país).

Crie uma persona de comprador (ou cliente). Para isso, é necessário criar um indivíduo fictício que represente o seu público-alvo. Pode dar-lhes um nome, idade, profissão, ideais e objetivos. Estas personas fornecem informações que o ajudam a criar uma mensagem convincente.

  1. Determinar o tipo de conteúdo a produzir

Identificar o seu público torna a escolha do tipo de conteúdo mais simples. Onde é que o seu público passa mais tempo no seu site? Está a ver um vídeo? Está a ler um blogue? Que tipo de conteúdo é mais partilhado?

Segundo vários estudos já publicados por agências de marketing, as pessoas têm duas vezes mais probabilidade de partilhar conteúdo de vídeo com os amigos do que qualquer outro tipo de conteúdo.

– 86% das empresas afirmam que o vídeo melhorou o tráfego do seu sítio Web.

– 78% das empresas afirmam que o vídeo ajudou a aumentar as vendas.

– 87% das empresas afirmam que o vídeo lhes proporciona um bom retorno do investimento.

Com estas informações valiosas, use vídeos na sua estratégia de conteúdo web. Os blogues continuam a ser também uma ferramenta de estratégia de conteúdos comprovada. Sabe-se que aumenta o tráfego e aumenta também a notoriedade da sua empresa.

  1. Criar o conteúdo de elevado valor

Quando se trata do conteúdo em si, há três coisas que os clientes mais valorizam:

– O fluxo, isto é, quer seja um blogue, um vídeo ou outro conteúdo, o utilizador deve seguir o fio condutor facilmente.

– Uma voz distinta, que dê ao utilizador uma visão da identidade e personalidade da sua marca.

– Valor agregado à informação.

  1. Promova o conteúdo do seu site

Esta parte da estratégia de conteúdos web chama-se marketing de conteúdos. Dirija-se ao canal digital mais popular entre os seus clientes e sinta-se à vontade para acrescentar outras plataformas muito visitadas. Outros pontos a serem observados:

– O YouTube é a plataforma de vídeo mais utilizada.

– Esteja presente nas redes socias que mais se enquadram com o seu negócio. Faça um plano semanal de conteúdos para que esteja ativo junto dos seus seguidores.

– Faça email marketing para chegar ainda a mais pessoas.

  1. Medir os resultados

Por fim, é muito importante medir a resposta do utilizador ao conteúdo para determinar se a sua estratégia de conteúdo Web está a ser ou não bem-sucedida.

A quantidade de tráfego para o seu site aumentou significativamente? Os clientes passaram mais tempo no seu site? Qual é o número de partilhas do conteúdo? Registou um aumento nas vendas ou na taxa de conversão?

estratégia de conteúdos Web