Blog maternidade

logo do blog

Lavagem Nasal? Benefícios e Efeitos Colaterais nos Bebés

A lavagem nasal é uma forma segura e fácil de lavar o nariz do nosso bebé nos dias em que eles estão com mais ranho. Este procedimento pode ajudar a aliviar os sintomas relacionados com constipações, nascimento dos primeiros dentes, alergias ou outras doenças das vias respiratórias superiores. Segundo o osteopata Gonçalo Trafaria, as lavagens nasais deviam ser um procedimento de rotina em todas as famílias, uma vez que oferece inúmeras vantagens.

Neste artigo poderás encontrar resposta às seguintes questões:

1 – O que é a lavagem nasal?

2 – O que comprar para a lavagem nasal?

3 – Para que serve a lavagem nasal?

4 – Quem não deve experimentar a lavagem nasal?

5 -Para que serve a lavagem nasal no bebé?

6 – Quem não deve experimentar a lavagem nasal?

7 – Como é feita a lavagem nasal?

8 – O que devo fazer quando acabar a lavagem nasal?

9 – Quais os perigos da lavagem nasal em bebé?

10 – Quais são os efeitos secundários da lavagem nasal?

11 – Quantas vezes se pode lavar o nariz com soro fisiológico?

12 – Quando é que devo consultar o meu médico?

13- É correto fazer uma lavagem nasal todos os dias?

lavagem nasal em bebé - a sua importância

1 - O que é a lavagem nasal?

A lavagem nasal é um tratamento feito em casa para lavar o nariz, especificamente para lavar os seios nasais. Os seios nasais são cavidades ocas e cheias de ar, situadas por detrás dos ossos da face. Normalmente, mantêm-se abertas para que se possa respirar facilmente. No entanto, se os seios nasais ficarem irritados ou inflamados, o muco (ranho) pode obstruir as cavidades nasais.

Com a lavagem nasal, elimina-se a obstrução utilizando uma solução salina (mistura de água e cloreto de sódio). A irrigação nasal dilui o ranho que está a causar a obstrução e enxagua as substâncias que provocam o inchaço.

2 - O que comprar para a lavagem nasal?

Para começares a fazer a lavagem nasal ao teu bebé deverás comprar uma garrafa de soro fisiológico ou balão de soro fisiológico e uma seringa adaptada para bebés.

Não precisas de receita médica para comprar o soro numa farmácia ou numa parafarmácia. Já as seringas adaptadas para a lavagem nasal nos bebés eu comprei o meu kit de 2 unidades no Aliexpress a menos de 1€.

3 - Para que serve a lavagem nasal?

A lavagem nasal limpa o ranho e elimina os agentes patogénicos, alergénios ou outros resíduos. Os agentes patogénicos incluem germes, como bactérias e vírus. Os alergénios incluem pólen, bolor, sujidade, pó e pelos de animais. Quando estas substâncias ficam presas no nariz, irritam os seios nasais e causam sintomas como:

  • Nariz entupido ou a pingar;
  • Sensação de comichão no nariz ou espirros;
  • Dificuldade em respirar.

A lavagem nasal pode também ajudar a aliviar os sintomas associados a alergias, infeções dos seios nasais (sinusite), constipações, gripe e COVID-19, entre outras condições.

4 - Quem não deve experimentar a lavagem nasal?

Existem momentos e patologias em que não deverá fazer lavagem ao seu bebé. Assim, não deverás fazer lavagens nasais quando:

  • O teu bebé está com uma otite;
  • Se o bebé ou criança foi submetido a uma cirurgia aos ouvidos, ou aos seios nasais;
  • Contacte o seu profissional de saúde se tiver dúvidas sobre se a lavagem nasal é segura para o seu filho.

5 - Como é feita a lavagem nasal no bebé?

Primeiro, é importante que laves as mãos com água e sabão. Coloca o soro fisiológico numa chávena e leva ao micro-ondas por 5 segundos para deixar o soro tépido. Este passo irá minimizar o desconforto do procedimento sobretudo nos dias frios.

Com a seringa de limpeza nasal para bebés deverás colocar a quantidade de soro ajustada à idade do bebé. Para saberes a quantidade certa fala com o osteopata ou pediatra do teu filho.

Protege o teu bebé com uma toalha de banho, senta-o no teu colo virado para a frente e inclina-o ligeiramente para a frente.

Apoia a tua mão esquerda no queixo do bebé e com a mão direita introduz com cuidado a pontinha da seringa própria para a lavagem nasal para bebés no nariz do bebé.

Quando pressionares a seringa do soro, certifica-te que tens o teu bebé inclinado para a frente para que o soro e o ranho possam sair pela outra narina.

Deverás fazer o procedimento 2 vezes em cada narina. As frequências das lavagens vão depender de como o teu bebé está.

Se ele estiver com muita ranhoca deverás fazer ao acordar, a meio do dia e muito importante, antes de deitar.

6 - O que devo fazer quando acabar a lavagem nasal?

Após a lavagem nasal deverás deitar fora o soro fisiológico que sobrou e lavar os utensílios que utilizaste. Esteriliza sempre que possível a seringa que usaste para fazer a limpeza, pelo menos uma vez por dia.

7 - Quais são os benefícios da lavagem nasal?

A lavagem nasal é uma forma barata e fácil de aliviar os sintomas desagradáveis relacionados com as infeções respiratórias superiores comuns e as alergias.

Muitos bebés que experimentam a lavagem nasal sentem-se melhor após apenas uma utilização. Estudos demonstraram que as crianças e os adultos com alergias que utilizam a lavagem nasal melhoram os sintomas até três meses.

8 - Quais são os efeitos secundários da lavagem nasal?

Normalmente, não existem efeitos secundários. Poderá existir algum desconforto durante a lavagem nasal, mas é momentâneo. 

9 - Perigos da lavagem nasal em bebé

A lavagem nasal é segura quando é feita corretamente. Existe um ligeiro risco de infeção se utilizar água contaminada, por isso nunca deverás utilizar água para fazer as lavagens do nariz. Se usares apenas soro fisiológico no procedimento não existe qualquer risco associado.

10 - Quando é que devo consultar o meu médico?

É muito importante falares com o pediatra do teu filho sobre os sintomas que ele tem apresentado. Se o teu bebé andar sempre com ranhocas é importantes descartar algum diagnostico de alergia. Se precisares de ajuda no procedimento o próprio profissional poderá ensinar como fazer corretamente a lavagem do nariz ao teu bebé.

11 - Quantas vezes se pode lavar o nariz com soro fisiológico?

Não há problema em fazer duas lavagem nasal ou mesmo três vezes por dia enquanto tiver sintomas.

Algumas pessoas sem sintomas irrigam diariamente ou algumas vezes por semana para prevenir infeções respiratórias ou sintomas de alergia. Desde que tenhas todos os cuidados, a lavagem nasal poderá ser um ritual diário seguro.