logo do blog

A maternidade é uma viagem

Melhor método para eliminar formigas em casa

Estamos em abril, os dias começam a ficar mais quentes e a primavera surpreende-nos com a sua beleza. Eu adoro o calor, mas assim que o tempo começa a ficar mais quente, começam também as formigas em casa. Neste artigo venho desabafar um pouco e dar algumas dicas de como acabar com uma infestação de formigas em casa.

Sim, eu sei que aqui no blog tenho uma categoria a falar de sustentabilidade. Mas haja pachorra, este inseto é tão chato que será mesmo necessário arranjar truques para me livrar das formigas.

Esta semana, foi a vez do quarto do miúdo ser atacado por um batalhão de formigas cheias de superioridade. Estava eu a aspirar o tapete, quando vi as formigas a desfilarem em carreirinho no quarto do meu bebé.

Não são feitas refeições naquela divisão, a única coisa que por ali temos são brinquedos, o muda fraldas e os restantes elementos que constituem um quarto normal de um bebé, por isso não percebo como é que as estupidas decidiram por ali passear.

Já pensei que pudesse ser da roupa suja de sopa ou papinha que fica no cesto da roupa suja no quarto do miúdo, mas até agora as formigas ainda não descobriram o cesto de roupa suja… 

Tantas divisões para escolherem, até bem mais interessantes, porque que escolham logo o quarto da criança?

A primeira coisa que fiz foi identificar o percurso das formigas e investigar possíveis rachas e fendas na parede e janelas que pudessem servir de porta de entrada a estes insetos.

Após ter identificado o carreiro de formigas, comecei então a testar algumas técnicas de prevenção e controlo de formigas.

Como matar formigas?

Sim, viste bem, tenho que arranjar uma forma de exterminar formigas que estão a entrar para dentro de casa! Por mais amiga do ambiente que eu seja, eu gosto é destes bichinhos na rua e não a passear no quarto do meu bebé. Estão nos últimos dias, o meu tempo livre tem sido e pesquisar maneiras de acabar com as formigas em casa.

Já testei várias técnicas de eliminação e prevenção de formigas como :

1. Eliminar formigas com lixivia (testado e não resultou)

Já tentei inundar o carreiro delas na rua com lixívia, resulta nas primeiras 4 horas, mas assim que o líquido seca e o cheiro tóxico evapora, elas voltam a aparecer em casa.

2. Ensaiar um dilúvio (testado e não resultou)

Pensava eu que a agua seria uma estratégia eficaz para eliminar formigas. Já tentei ensaiar um dilúvio por toda a área do exterior de casa (não é de todo minha intenção inundar o quarto do miúdo) mas se a lixivia não funcionou, não é a água que iria solucionar o problema não é verdade?

3. Acabar com a praga das formigas recorrendo a pó de talco (testado, melhorou, mas voltaram no dia seguinte)

Li na internet que o pó de talco poderia ser um remédio caseiro para matar formigas. Sim é estupido, mas como já estou por tudo, também decidi experimentar tapar as rachas do chão da rua com este pozinho. O resultado foi surpreendente e acabou por afastar muitas delas.

Foi giro ver as estupidas das formigas a correrem em todas a direções sem sentido algum a fugirem do pó de talco. Porém, esta solução apenas durou um dia, pois 24 horas depois as formigas apareceram novamente para se vingarem e para gozarem mais um bocadinho comigo.

4. Matar formigas com Canela (testado melhorou, mas não foi o suficiente para desaparecerem)

Também li na internet que a canela era um inseticida para formigas. Então lá fui eu meter pauzinhos de canela espalhados pelos cantos da casa, e pelos sítios onde elas andavam mais. Notei diferença na quantidade de formigas que por lá ficaram, mas ainda continuam a aparecer uma ou outra. Pelo menos já não vejo carreiros o que já é uma melhoria considerável.

5. Afugentar as formigas com cheiros fortes limão e laranja e vinagre. (testado)

Testei este repelente natural de formigas e não obtive resultados satisfatórios. Por isso não funciona e não recomendo. É certo que formigas não gostam de cheiros fortes, mas o cheiro do limão e do vinagre que acabei por espalhar nos carreiros das formigas, apenas ficou ativo alguns minutos.

6. Pimenta-preta como repelente natural para formigas (testado)

Este foi mais uma técnica para afugentar as formigas que experimentei em casa. Contudo, também com ela não vi resultados que garantissem o afastamento total das formigas.

7. Borras de café para acabar com as formigas (testado)

Não, também não resulta. Parece que toda a pesquisa que fiz na internet de formas de como matar formigas e acabar com as pragas destes insetos em casa não funcionam.

Assim, e com muita pena minha, comecei a pesquisar formicidas e armadilhas para formigas com composições químicas para ver se tinha mais sorte, já que os métodos naturais não estavam a dar resultado.

Inseticidas para exterminar formigas (testado)

Após ter tentado todos os métodos naturais para acabar com as formigas, e os mesmo não terem dado resultados, recorri a um formicida que não fosse perigoso para os animais domésticos.

O produto que comprei foi o Cebo Anti Formigas em granulado da marca Protect Home. Este produto deverá ser aplicado no exterior junto aos formigueiros e promete resultados eficientes entre 2 a 7 dias.

Após aplicar granulado no exterior, rapidamente comecei a ver as formigas a começarem a levar o isco para o seu ninho.

Os resultados foram incríveis, funcionou e no dia seguinte não tinha formigas em casa. Reparei que uma semana depois, o carreiro que havia no exterior também ele desapareceu.

Evitei ao máximo usar produtos químicos para acabar com as formigas em casa, mas teve mesmo que ser uma vez que as dicas naturais que encontrei na minha pesquisa na internet e que não resultaram.

Recomendo este produto a 100% e já sei que a próxima vez que tiver outra infestação de formigas em casa, que irei novamente recorrer ao mesmo.

Podes encontrar este produto em lojas que vendem produtos de jardinagem ou poderás comprar através da Amazon. Espero que este artigo de possa ajudar de alguma forma e que não percas tempo a tentar afastar formigas com métodos que não resultam e que ainda podem fazer pior.

 Se gostaste de ler este artigo também poderás gostas de ler:

5 truque para poupar na compra de legumes

Como poupar água 

matar formigas em casa Protect Home
Partilha
Contactos

Se pretendes partilhar histórias e experiências sobre o teu dia à dia, terei todo o gosto em ler e responder.

Se representas uma marca e gostarias de entrar em contacto para fazer uma parceria também poderás entrar em contacto.

Email

geral@aiai.pt