Blog maternidade

logo do blog

5 melhores Air Fryers, testadas e usadas por especialistas

Provavelmente já ouviste falar muito bem das Air Fryers, que são muito práticas para cozinhar e que e que são uma ótima ajuda para fazer refeições saborosas e mais saudáveis. 

As Air Fryers diferem da cozedura por convecção graças ao seu design inteligente – uma câmara compacta com grande calor e fluxo de ar – que pode ajudar-te a fazer um jantar rápido durante a semana com pouco (ou nenhum!) óleo.

Então, qual é a melhor para ti? Preparei este artigo com base num estudo de profissionais de cozinha. Foram testadas mais de 40 air fryers e foram selecionadas as 5 melhores. 

As melhores escolhas:

No Laboratório de Inovação e Electrodomésticos de Cozinha do Good Housekeeping Institute, foram testadas Air Fryers que cozinharam asas de frango, batatas fritas congeladas, palitos de mozzarella congelados e queijo grelhado em cada modelo. Os melhores desempenhos dos testes realizados produziram alimentos com uma textura estaladiça e um interior húmido e ofereceram controlos intuitivos e de fácil leitura.

Foram encontradas excelentes opções, quer no estilo de cesto que te permite agitar os alimentos para uma cozedura mais uniforme; um estilo de forno, que utiliza prateleiras para ajudar a cozinhar os alimentos numa camada uniforme; uma Air Fryers com forno torradeira, que pode tostar, cozer, grelhar e muito mais, para além de fritar; ou uma panela de pressão com capacidade de fritura de ar, que também pode saltear e cozinhar à pressão.

Air Fryers - Ninja Max-XL

Ninja Air Fryer Max XL

Esta Air Fryer Ninja Air Fryer Max XL, com um cesto de 5,5 quartos, foi a melhor no nosso teste de fritadeira.

Obteve as notas mais altas em toda a linha pela facilidade de uso, graças aos seus botões intuitivos e fáceis de ler e ao manual do proprietário claro e útil.

Durante todos os testes, o cesto da Air Fryer comprimido deslizou facilmente para dentro e para fora, o que facilitou o seu manuseamento.

Uma grande vantagem é o interior antiaderente em cerâmica, e também é um Air Fryer com um bom cesto, um bom tabuleiro amovível que se encaixa bem e com segurança no fundo do cesto, para que não tenhas que te preocupar com a possibilidade de cair quando colocares os alimentos num prato. Tanto o cesto como o tabuleiro podem ser lavados na máquina de lavar loiça e são fáceis de limpar, mesmo que optes por lavar à mão.

Para além de ser fácil de utilizar, a Ninja Air Fryer Max XL obteve a melhor classificação em termos de desempenho.

Produziu batatas fritas congeladas estaladiças e uniformemente cozinhadas e batatas fritas caseiras, bem como asas de frango que estavam húmidas no interior.

O modelo testado inclui uma grelha para grelhar para obter resultados ainda mais rápidos e suculentos – e uma forma rápida de criar queijo derretido.

Também possui várias definições de cozedura, que são programadas com temperaturas máximas e mínimas únicas – incluindo Max Crisp e Air Broil (que atingem 450˚F) e a função desidratar (que atinge um mínimo de 105˚F). 

Se precisares de um modelo de maior capacidade, podes considerar  a Air Fryer  Ninja Foodi 6 em 1 de dois cestos.

O seu desempenho é tão bom como o da Air Fryer Max XL, com ainda mais versatilidade.

Os dois cestos têm uma capacidade total de 8 quartos e podes cozinhar o mesmo alimento em cada um deles ou dois alimentos diferentes a duas temperaturas diferentes. 

Instant Pot Vortex Plus ClearCook

As Air fryers da Instant, a mesma marca que fabrica as multicookers Instant Pot, estão na lista das melhores Air fryers dos profissionais de cozinha.

Esta Air fryers mesmo sendo uma das mais caras destaca-se particularmente pelo seu design de janela transparente, que te permite espreitar o interior sem retirar o cesto. Tem também uma luz interior que se acende automaticamente antes de o temporizador se desligar – e podes ligá-la manualmente sempre que quiseres ver o que se passa lá dentro.

Nos testes realizados, as asas de frango ficaram estaladiças, douradas e suculentas em apenas 20 minutos, e as batatas fritas congeladas ficaram húmidas mas estaladiças e cozinhadas uniformemente sem tremerem a meio.

Este modelo ClearCook de 6 quartos tem uma função de pré-aquecimento incorporada. Demora cerca de 3 minutos e meio a atingir os 400˚F e emite um sinal sonoro quando está à temperatura correcta.

Não é necessário premir novamente Start depois do pré-aquecimento, o que é útil se quiseres adicionar os alimentos desde o início e ires embora. Este eletrodoméstico também tem alerta a meio da cozedura, caso queiras agitar ou virar os alimentos.

O painel de controlo digital é altamente reativo e o botão facilita a programação rápida da temperatura e do tempo.

Tem seis definições predefinidas com temperaturas e tempos de cozedura recomendados (mas ajustáveis), incluindo Fritar ao Ar, Cozer, Assar, Reaquecer, Grelhar e Desidratar.

O cesto quadrado maximiza o espaço de cozedura, é fácil de deslizar para fora e de manobrar e cabe confortavelmente na máquina de lavar loiça.

Dash Compact Air Fryer

A Dash Compact é uma boa Air fryer para pessoas que cozinham para uma pessoa ou para alguém que é novo a utilizar Air fryers e quer experimentar. Com 2 quartos, podes cozinhar rapidamente pequenas porções de alimentos. Ocupa menos espaço na tua bancada da cozinha e o seu cesto compacto facilita a limpeza.

Este modelo tem um temporizador, o que torna um pouco complicado programá-lo para um minuto exato. A temperatura também é definida através de um seletor e não oferece muitas opções.

Contudo esta Air fryer ainda é uma boa escolha, uma vez que poder ser utilizada com a temperatura máxima capaz de fritar alimentos de forma rápida, prática e eficiente. 

Outras vantagem desta Air fryer é o facto de vir numa variedade de cores que se destacam, ao contrário da maioria das Air fryers no mercado.

Cuisinart Convection Toaster Oven

A Cuisinart foi uma das primeiras marcas a introduzir uma air fryer que permite tostar, cozer, fritar ao ar livre e cozer por convecção. 

Ao ser testada, os cozinheiros puderam observar que produziu não só os alimentos fritos ao ar mais estaladiços no menor espaço de tempo de todas as air fryer que foram testas.

A grelha retangular de 15,5 por 16 polegadas oferece uma grande superfície de cozedura (especialmente quando comparada com as fritadeiras de ar em cesto) e fica por cima de um tabuleiro para pingos e migalhas para uma limpeza fácil.

Desde o lançamento desta air fryer, a Cuisinart também introduziu uma versão mais pequena, não digital, com as mesmas características e desempenho de qualidade, além de um modelo do mesmo tamanho com uma frigideira para grelhar.

Instant Pot Duo Crisp Ultimate

A Instant aparece novamente na lista das melhores air fryers, porque criou um eletrodoméstico que permite cozinhar à pressão e fritar ao ar livre.

É um economizador de espaço se não quiser dedicar espaço no balcão a duas unidades separadas. E também teve um bom desempenho nos testes de laboratório com as suas outras funções, incluindo o fogão lento, o vaporizador, a frigideira salteada, o aquecedor de alimentos, o assador, o mini-forno, o grelhador, o desidratador, a máquina de iogurte, o sous vide e a máquina de fazer pão.

É uma air fryer simples de alternar entre os 13 métodos de cozedura diferentes da Duo Crisp. Quando quiseres fritar, basta virares o tabuleiro multiusos para o lado correto e retirar a tampa protetora que mantém o elemento de fritura limpa. Outra vantagem é o ecrã LCD que fornece instruções úteis. A panela de 6,5 litros, a grelha para fritar a vapor/ar e a tampa para cozinhar sob pressão podem ser lavadas na máquina de lavar loiça para uma limpeza fácil.