logo do blog

A maternidade é uma viagem

Natação para bebés: os benefícios da piscina para os bebés

O curso de natação para bebés ajuda a introduzir os bebés ao mundo aquático e a manter o hábito de contacto com a água que lhes é familiar desde a sua vida pré-natal. Uma vez que os pais não têm muito tempo para estar com os seus filhos no dia a dia devido o trabalho, a natação para bebés é uma forma de passar um momento especial com o seu bebé e reforça a relação entre pais e filhos.

A piscina, ideal para a iniciação do bebé

As aulas de natação para bebés ajudam o seu bebé a desenvolver-se através da descoberta do meio aquático.

As aulas de natação para bebés ajudam a:

Despertar os sentidos;

– Melhorar a relação entre pais e filhos a socialização;

– Fazer amigos novos e brincar com eles;

– Favorecer o à vontade do bebé na água, para que ele possa aprender a nadar mais tarde.

 

O ensino da natação para bebés baseia-se no respeito pelos ritmos, necessidades e medos do bebé. Organiza-se em torno da aprendizagem através do jogo e da noção de prazer. Os objetivos das aulas de natação para bebés passam sobretudo pelo desenvolvimento emocional, motor e relacional da criança.

É importante lembrar que os bebés participam ativamente na sua própria aprendizagem, graças ao acompanhamento atento dos pais e do professor, que ouvem as suas necessidades.

Resumo do desenvolvimento da criança

– Dos 6 aos 18 meses, a criança desenvolve a sua autonomia motora;

– Dos 18 aos 36 meses, a criança adquire autonomia psicológica e desenvolve a linguagem;

– A partir dos 36 meses, desenvolve a autonomia social.

– E em cada fase, os bebés desenvolvem várias competências na água.

Assim, o principal objetivo da atividade é o prazer de estar na água e o desenvolvimento de competências específicas da água, sendo importante a presença dos pais para que a criança se sinta segura.

As vantagens das aulas de natação para bebés

As vantagens das aulas de natação para bebés são muitas. As crianças aprendem a conhecer o seu corpo e os seus limites físicos. Adquirem também pontos de referência espaciais.

Do ponto de vista sensorial, os bebés descobrem centenas de novos estímulos: sabores, cheiros, cores, ruídos, etc. Em termos de linguagem, alarga o seu vocabulário e verbaliza as diferentes sensações que experimenta.

Além disso, durante a brincadeira, o riso e o contacto estimulam o seu desejo de comunicar com os outros.

Testemunhos de outras mães que levam os seus bebés à natação

“Assim que o Diogo chega à piscina, não consegue esperar. Ele fez muitos amigos na água. O meu marido e eu também fizemos amigos lá. Brincamos e rimos com ele em cada aula na piscina. Acaba por ser um momento muito especial de mimos e brincadeiras” – Maria, mãe de Diogo, 21 meses

“Durante a semana, não consigo brincar muito com a minha filha. Não tenho disposição, nem mesmo tempo. A sessão de natação para bebés permite-me restabelecer a ligação com ela e partilhar algo muito especial. Vê-la tão feliz enche-me de alegria até à semana seguinte”- Luis, pai de Francisca, 5 anos.

Alguns conselhos e precauções a tomar

A preparação de uma aula de natação para bebés começa pela tranquilidade dos pais. Pense em chegar cedo para que o seu bebé se possa habituar ao local e evitará qualquer stress desnecessário que possa afetar instantaneamente o seu bebé.

Prepare também a mala no dia anterior, mas que aquele stress “será que eu não me esqueci de nada?” não existir…

A partir de que idade posso começar as aulas de natação para bebés?

Em Portugal existem piscinas municipais que aceitam turmas de natação a partir dos 6 meses de idade. Dependendo da piscina, a atividade continua até a criança ter 3 ou 6 anos.

Antes da aula de natação para bebés comece, é importante que eles comam uma refeição ligeiro como por exemplo um iogurte, meia hora antes da aula para os ajudar a criança ter energia para a aula.

A higiene nas piscinas municipais ou nas piscinas privadas

As normas sanitárias atuais em Portugal em matéria de higiene e segurança das piscinas permitem desfrutar de todas as atividades aquáticas com toda a segurança e tranquilidade.

Contudo, para evitar os germes e as bactérias os pais devem sempre tomar um duche antes de entrar na água; apenas os fatos de banho são permitidos na piscina e lembrar-se de utilizar o pedilúvio;

Nunca se esqueça de utilizar uma toalha no tapete de muda e nunca deixe o seu filho descalço nos balneários como perto da piscina.

Todas as etapas antes de aprender a nadar

A aprendizagem de aprender a nada vai evoluindo com o tempo e a idade da criança desde que ela continua a ter aulas de natação.

Por norma um bebé que entrou aos 6 meses para a natação, com 6 anos já saberá nadar e desenrascar-se muito bem dentro de água.

A importância dos brinquedos nas aulas de natação para bebé

Os brinquedos nas aulas e natação, estimulam e ajudam o movimento do bebé. Em breve, ele será capaz de se apoiar nos brinquedos e nas suas mãos graças ao seu pequeno peso corporal. Assim que chegar à piscina, pode prepará-lo para isso tocando-lhe suavemente nos pés. Assim que sentirem este apoio, os bebés nadadores assumem rapidamente a posição de pé.

Se está preocupada com a imersão nas aulas do bebé, não se preocupe, pois, normalmente me Portugal esse passo só será dado nas turmas de natação entre os 3 e os 6 anos.

Como saber se o bebé se sente bem?

Pelo olhar do bebé e pela sua atitude (aberto ou retraído), é possível perceber se ele está confortável ou não, se está a divertir-se ou não. Assim será importante estar sempre atenta às expressões do bebé, sorriso, caretas, se está com as mãozinhas fechadas ou abertas, se está muito tenso ou se esta relaxado.

Respeitar o ritmo do bebé é muito importante. É importante que não compare o seu filho com outras crianças – cada um tem o seu ritmo. Se ele beber a água, mantenha a calma, está tudo bem, não dramatize demasiado. Observe o seu bebé para poder ouvir atentamente o que ele faz. A falta de observação e de escuta pode levar ao medo e à aversão à água. Vá com calma.

Depois de cada aula de natação é normal que o seu bebé fique cansado e que ate adormeça na cadeirinha do carro na viagem da escola de natação ate casa.

Uma vez que é mais provável acontecer, tente fazer com que coma um snack antes de ir para casa.

Em suma, para os bebés nadadores e para os seus pais, a água é uma grande fonte de realização e de prazer, sem constrangimentos. Respeitando as regras de higiene e de segurança, e com liberdade de escolha, o bebé aprende a mover-se livremente, a tornar-se autónomo no meio aquático.

 

natação para bebés
Partilha
Contactos

Se pretendes partilhar histórias e experiências sobre o teu dia à dia, terei todo o gosto em ler e responder.

Se representas uma marca e gostarias de entrar em contacto para fazer uma parceria também poderás entrar em contacto.

Email

geral@aiai.pt