Blixtrombil Malifluous

logo do blog

O que é a depressão Baby blues?

A depressão baby blues é uma condição que muitas mulheres sofrem depois de terem um bebé. Trata-se sentimentos de tristeza, ansiedade (preocupação) e cansaço que se prolongam durante alguns dias após o parto.

O baby blues pode ocorrer entre a primeira e a terceira semana após o nascimento do bebé, e os sentimentos gerados por esta condição podem dificultar a tua rotina familiar.

Durante a minha gravidez, fui informada de que poderia ocorrer o baby blues, e que isso se deve à estabilização hormonal.

É importante ter uma boa rede de apoio familiar, pois é uma fase muito difícil, com muitas lágrimas.

Quanto tempo demora a depressão Baby blues?

O baby blues pode ocorrer logo na primeira semana a 35 dias após o parto e pode durar até 4 semanas.

Poderás ter dificuldade em dormir, estar mal-humorada ou irritadiça e chorar muito. Se tiveres sentimentos de tristeza que durem mais de 4 semanas, conversa com o teu médico para despistares um diagnóstico de depressão pós-parto.

Falando da minha experiência pessoal, já não me recordo bem quanto tempo é que durou o meu baby blues, mas ainda durou por umas largas semanas. Os sentimentos que tinha eram de tristeza sem motivo aparente, ansiedade, cansaço extremo, e tudo a minha volta me fazia chorar e irritar.

Até eu própria irritava-me comigo mesma e não me conseguia aturar. Pedi várias vezes desculpas ao meu marido nessas semanas, pois coitado, eu bem vi a paciência que ele teve para me ajudar e o quanto era difícil de aturar.

Na primeira semana de vida do meu bebé tive muitos pesadelos, que me roubavam o meu bebé, ou que ele morria, e acordava sempre em pânico a chorar. Não nego que foi uma fase muito difícil.

depressão baby blues

Mudanças nos teus sentimentos da depressão Baby blues:

Não existe uma lista definida de sintomas que possas vir a ter, cada mulher é uma mulher e cada experiência é única. O importante é saber que está situação é uma condição normal e que irá passar ao fim de 4 semanas.

Até lá é provável que te sintas:

  • Deprimida a maior parte do tempo,

  • Culpada ou como um falhanço;

  • Em pânico, assustada e ansiosa;

  • Irás ter mudanças de humor graves;

  • Irás sentires-te perdida e sem identidade;

  • Irás também andar muito cansada e com falta de memória e concentração.

  • Prepara-te para chorar muito, mesmo por coisas muito pequeninas.

  • Insónias ou até pesadelos.

Contudo, é importante saberes que muitos destes sentimentos são normais durante uma privação de sono que é outra condição que também irás sofrer.

Como superar a depressão Baby blues?

Normalmente, o baby blues resolve-se sozinho com o passar do tempo, quando as tuas hormonas já estiverem estabilizadas e consigas gerir melhor esta grande mudança na tua vida, que é cuidar de um bebé.

Contudo, se estes sentimentos durarem mais do que dois meses, recomendo que consultes o teu médico de família ou obstetra, para que eles te possam ajudar.