Blog maternidade

logo do blog

Cultivo de cebolas - Aprenda dicas de especialistas de como plantar cebolas.

Quer plantar cebolas? Aprenda dicas de especialistas para plantar cebolas. O cultivo de cebolas é eficiente e gratificante e é uma solução fácil e saborosa que vai enriquecer a sua horta caseira.

Plantar cebolas é simples: Se conseguir fazer um buraco no chão, pode cultivar uma cebola a partir de uma pequena planta. A maior parte das nossas variedades de cebola são vendidas como pequenas mudas em feixes de raiz nua; cada planta começará a crescer poucos dias depois da plantação.

Se não puder plantar as suas cebolas imediatamente, remova as amarras e coloque-as num balde com 5 cm de terra húmida no fundo. Mantenha-as num local fresco e luminoso, mas longe do sol direto, até estar pronto para plantar. Uma cave solarenga é o ideal.

Guia rápido para plantar cebolas

  • Plante as cebolas no início da primavera, quando o solo estiver trabalhável. As hortas no solo e os canteiros elevados são ambas excelentes opções para o cultivo de cebolas.
  • Espace as plantas de cebola a 15 cm de distância em filas com 12 cm de distância. Cultive-as num local ensolarado com solo fértil e bem drenado com um pH de 6,0 a 6,8.
  • Melhore o seu solo nativo misturando vários centímetros de composto envelhecido ou outra matéria orgânica rica.
  • As cebolas não são muito boas a absorver água, por isso é importante manter o solo húmido para que as suas raízes pouco profundas possam beber. Regue sempre que a polegada superior do solo ficar seca.
  • Para melhores resultados, mantenha as suas cebolas em crescimento alimentadas com um alimento vegetal de libertação contínua.
  • As cebolas podem ser consumidas em quase todos os tamanhos, por isso colha-as quando tiverem o tamanho certo para a sua próxima criação culinária.

Solo, plantação e cuidados

A maioria dos agricultores quer cebolas doces, e a doçura de uma cebola é determinada tanto pela natureza como pela criação. 

O cultivo de cebolas requer sol abundante e boa drenagem, e crescem melhor quando o pH do solo varia entre 6,0 e 6,8. Os canteiros elevados ou as linhas elevadas feitas com o solo amontoado são ideais, especialmente se o seu solo for muito argiloso.

As raízes das cebolas são pouco profundas e não são muito eficientes na absorção de humidade, pelo que necessitam de um fornecimento constante de água para crescerem sem interrupção. Embora recuperem bem da seca e comecem a crescer de novo quando são regadas, é melhor manter o solo consistentemente húmido até que os bolbos cresçam.

Pode cobrir o solo com uma camada ligeira de aparas de relva sem ervas daninhas e sem herbicidas ou outra cobertura fina. As cebolas empurram-se naturalmente para a superfície à medida que formam bolbos, e é melhor deixar os topos dos bolbos apanharem sol seco. Remova a cobertura vegetal que possa manter os bolbos em expansão excessivamente húmidos.

As plântulas que têm aproximadamente o diâmetro de um lápis produzem os bolbos maiores e mais bonitos, pelo que alguns jardineiros classificam as plântulas por tamanho antes de as plantarem.

Plante as maiores com apenas 5 cm de distância para começar a desfrutar das cebolas verdes em apenas duas ou três semanas.

Plântulas muito pequenas colocadas a uma distância curta podem servir como uma segunda colheita de cebolinhas. Utilize as plantas do tamanho de um lápis para cultivar cebolas de tamanho normal que produzirão fatias extra-suculentas.

Resolução de problemas na plantação de cebolas

Quando as folhas da cebola se expandem, podem ser descobertas por pequenos tripes pretos da cebola, que sugam a seiva das folhas da cebola.

Estes são difíceis de ver porque se escondem nas dobras e no colo das folhas. Também é preciso estar atento aos pulgões.

Finalmente, as plantas fracas que murcham lentamente podem estar infestadas de larvas da raiz da cebola, as larvas de uma mosca comum. Contacte a sua agência regional de extensão para obter detalhes sobre como controlar estas pragas.

Colheita e armazenagem

Pode colher cebolas jovens apenas algumas semanas após a plantação se as quiser utilizar como “cebolinhas” ou cebolinhos. Não existe um tamanho perfeito, basta arrancá-las quando estiverem suficientemente grandes para si.

Para bolbos de tamanho normal, deixe as cebolas crescerem e amadurecerem. Estão prontas a colher quando os bolbos estiverem grandes e os topos começarem a ficar amarelos e a cair.

Puxe-os para cima, sacuda a terra e coloque-os para curar com os topos ainda presos. Qualquer local quente e arejado é um bom sítio para o fazer; pode mesmo pendurá-los por cima de uma vedação, desde que não chova sobre eles.

Os bolbos devem permanecer secos e ter uma boa circulação de ar.

À medida que as cebolas vão curando, as raízes vão murchando e os pescoços acima dos bolbos vão secando lentamente – um processo natural que ajuda a selar o topo do bolbo, tornando as cebolas menos suscetíveis de apodrecer.

Após 7 a 10 dias, corte a parte de cima das cebolas e as raízes com uma tesoura de poda, retire o máximo de sujidade seca possível sem retirar as peles exteriores de papel e guarde as cebolas num local fresco.

As cebolas muito doces e sumarentas podem ser conservadas no frigorífico, embrulhadas em jornais ou toalhas de papel.

plantar cebolas na horta