Blog maternidade

logo do blog

O que é salto de desenvolvimento do bebé?

A maternidade é a melhor coisa do mundo, mas também poderá ser muito desafiante. O primeiro filho é sempre o mais difícil de entender uma vez que por ser o primeiro não temos experiência como mães. Quando o nosso bebé fica mais irritado, quer mamar mais ou simplesmente acorda a noite sem sono a querer brincar, sempre ouvimos dizer que pode estar a passar por um salto de desenvolvimento.

Mas afinal o que são os saltos de desenvolvimento e como eles podem alterar o temperamento do nosso bebé? É sobre este tema que irei falar neste artigo destacando o seguinte índice de conteúdo:

 

1 – O que é um salto de desenvolvimento nos bebés?

2 – É possível antecipar um salto de desenvolvimento?

3 – Há alguma forma de saber se se trata de um salto de desenvolvimento?

4 – Quanto tempo dura um salto de desenvolvimento?

5 – Como é que os pais devem lidar com os saltos de desenvolvimento dos seus bebés?

1 - O que são saltos de desenvolvimento nos bebés?

Se pretendes saber o que é um salto de desenvolvimento, basta prestares atenção para o termo. Os bebés crescem imenso nas primeiras semanas, meses e anos. Todo esse crescimento pode ser difícil e confuso para eles, e para nós também pais, que muitas vezes ficamos ainda mais cansados.

Assim, os saltos de desenvolvimento incluem o crescimento do corpo e do cérebro e podem consumir muita energia física e emocional dos nossos bebés.

2 - É possível antecipar um salto de desenvolvimento?

Felizmente para nós pais, os saltos são relativamente previsíveis uma vez que já foram estudados por vários especialistas de saúde infantil. Sendo o livro bestseller, Wonder Weeks, o cérebro do um bebé terá um crescimento exponencial, tanto físico como mental, permitindo-lhes aprender a uma alta velocidade.

Estes saltos de desenvolvimento compreendidas em novas aprendizagens de capacidades intelectuais e motoras ocorrem em determinados períodos de tempo definidos, de acordo com a idade do bebé. Se o teu bebé nasceu mais cedo, lembra-te de ajustar estes tempos para se adaptar a esse período. Por outras palavras, se o teu bebé nasceu de 39 semanas, todos os seus saltos ocorrerão uma semana mais tarde.

Há 10 saltos de desenvolvimento nos primeiros dois anos de vida. Eles ocorrem por volta das cinco semanas, oito semanas, doze semanas, 19 semanas, 26 semanas (6 meses), 30 semanas (8 meses), 37 semanas (10 meses), 46 semanas (1 ano), 55 semanas (14 meses), 64 semanas (16 meses) e 75 semanas (1 ano e meio).

3 - Há alguma forma de saber se se trata de um salto de desenvolvimento?

Para além do momento, há também alguns sinais físicos e sinais que o teu bebé apresentará quando estiver a caminho de um salto. É provável que o bebé esteja mais rabugento do que o habitual, mais agarrado a ti ou à tua maminha e a chorar mais. Pode também alimentar-se muito, ou perder o apetite, e muitas vezes resiste a ser posto no chão, parecendo estar feliz apenas quando é abraçado e está ao colo.

Nos saltos de desenvolvimentos os bebés tendem a rejeitar o colo de outras pessoas conhecidas e próximas, como por exemplo o colo do pai, por querer apenas estar agarradinho à sua mãe.

Isto acontece porque o bebé se sente inquieto e aprendeu a confiar mais em si e a encontrar mais conforto na tua proximidade. Quaisquer que sejam os outros sinais que apresentem, é quase certo que precisarão de mais amor e atenção durante estes saltos.

Para além destes sinais, outros sinais de que um salto de desenvolvimento está para breve é a aprendizagem de novas capacidades, como o segurar o pescoço, o virar, o senta, o gatinhar, o andar, o aprender a comer e aprendizagem de linguagem e compreensão.

Outro sinal de que o teu bebé poderá estar a passar por um salto de desenvolvimento são os frequentes despertares à noite, ou então o bebé acordar de madrugada sem sono e pronto para ir brincar.

Cá em casa já aconteceu algumas vezes, o nosso bebé acordar às 4 da manha a imitar o barulho dos carros, ou a cantar e querer ir brincar. O desafiante nestas alturas, é fazer com que ele volte a adormecer.

4 - Quanto tempo dura um salto de desenvolvimento?

Depende da fase em que o bebé está e qual foi a nova capacidade aprendida. Há marcos no desenvolvimento de um bebé que são mais complexos do que outros. Assim, alguns saltos de desenvolvimento podem demorar alguns dias, e outros podem durar semanas. O importante é os pais consigam identificar o salto e que reforcem a atenção e a paciência com o bebé.

5 - Como é que os pais devem lidar com os saltos de desenvolvimento dos seus bebés?

Ultrapassar um salto de desenvolvimento não é fácil para o bebé e nem pais os pais. Contudo, é importante peças aconselhamento ao pediatra do teu bebé, pois ele mais do ninguém saberá orientar nesta fase mais difícil.

salto de desenvolvimento

6 - Dicas e truques para gerires os saltos de desenvolvimento do teu bebé

Esta será uma altura em que qualquer rotina ou regras normais terão de ser relaxadas. O babywearing pode aliviar a pressão, permitindo-lhe manter o bebé perto de si e ter as mãos livres para ires fazendo as tuas coisinhas.

Nesta altura aconselhava também fazeres cama compartilhada seguindo claro todas as regras de segurança da cama compartilhada com bebés.  

Dá de mamar sempre que o teu bebé quiser e pedir maminha, isto ajudará a regular o teu bebé a nível emocional.

Caso o teu bebé acorde para brincar, deixa-o brincar uns 30 minutos e depois prepara tudo para tentares com que ele adormeça novamente. Caso esta tarefa esteja a ser demasiado difícil e que não consigas por o teu bebé a dormir por nada, vai dar uma volta de carro com ele que com a trepidação e o escuro da noite irás reparar que ele voltará a adormecer rapidamente.