logo do blog

A maternidade é uma viagem

Pode comer-se sushi durante a gravidez?

O sushi durante a gravidez é conhecido como um alimento proibido, graças às preocupações com os níveis de mercúrio e a contaminação bacteriana. Mas até que ponto o sushi é perigoso e existe uma forma segura de satisfazer os seus desejos durante a gravidez?

Como se os enjoos matinais e as dores nos ligamentos não fossem suficientemente maus, as grávidas também têm de abdicar de algumas das suas comidas e bebidas favoritas – desde o café ao copo de vinho, até à picanha mal passada e ao queijo fresco.

Infelizmente, o sushi também faz parte da maioria das listas oficiais de “não fazer”. Mas será que ainda é capaz de satisfazer os seus desejos de sushi sem colocar em risco o desenvolvimento do seu bebé? Eis o que os especialistas e as organizações têm a dizer.

O problema do sushi durante a gravidez

Se lhe apetece um rolo de atum picante, pode sentir-se tentada a visitar o seu restaurante de sushi local. Mas a orientação do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HSS) e da Food and Drug Administration (FDA) é clara: as pessoas devem evitar sushi não cozinhado durante a gravidez. As organizações e os obstetras recomendam que fique para longe de pratos de marisco crus ou mal cozinhados, o que inclui sushi e sashimi, bem como ceviche e ostras, amêijoas e vieiras cruas.

O sushi cru e o marisco não cozinhado podem conter parasitas ou bactérias que aumentam o risco de doenças de origem alimentar. Isto é especialmente preocupante porque a gravidez enfraquece o seu sistema imunitário, tornando mais difícil para o seu corpo lutar contra estas doenças.

De facto, as pessoas grávidas têm 10 vezes mais probabilidades do que as outras de contrair uma infeções e intoxicações alimentares de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). A listeria ou a toxoplasmose tem sido associada a trabalho de parto prematuro, nado-morto e aborto espontâneo. Certas doenças de origem alimentar – incluindo a listeria e o Toxoplasma gondii – podem infetar o feto mesmo que não se sinta doente.

Sushi durante a gravidez, ainda há coias que vais poder comer

Não pouses já os pauzinhos – ainda podes comer sushi durante a gravidez. Só tem de ser o tipo certo. A maioria dos especialistas concorda que o sushi sem peixe cru é seguro durante a gravidez, desde que seja preparado num ambiente higiénico. Isto significa que os rolos vegetarianos, os rolos Califórnia e os rolos de tempura de camarão têm luz verde.

Em geral, o peixe é considerado uma opção muito saudável durante a gravidez. A FDA refere que o peixe contém muitos nutrientes que podem ajudar o desenvolvimento cognitivo do seu bebé, bem como o desenvolvimento da medula espinal e do sistema imunitário.

Se é um amante de sushi, comer opções cozinhadas pode ser uma ótima forma de atingir a dose semanal recomendada de peixe. Basta escolher variedades com baixo teor de mercúrio, como o salmão, a enguia de água doce e o polvo.

Para terminar, se os teus desejos de gravidez incluem sushi, como os meus, infelizmente não é boa ideia ir buscar um rolo cru a qualquer sítio ao acaso. Existem riscos reais em consumir o tipo errado de sushi durante a gravidez, e estes riscos são tanto para ti como também podem por em causa a saúde e a formação do feto.

Contudo, não precisas de desistir completamente de comer sushi durante a gravidez. Tens os chamados rolos quentes que sempre vão dar para matar um bocadinho do desejo.

sushi durante a gravidez
Partilha
Contactos

Se pretendes partilhar histórias e experiências sobre o teu dia à dia, terei todo o gosto em ler e responder.

Se representas uma marca e gostarias de entrar em contacto para fazer uma parceria também poderás entrar em contacto.

Email

geral@aiai.pt