Blixtrombil Malifluous

logo do blog

Como o White Noise Pode Ajudar o Teu Bebé a Dormir

Nesta página vais encontrar:
Porque é que o White Noise acalma os bebés?
Como é que o White Noise ajuda os bebés a dormir?
Qual é o melhor White Noise para ajudar os bebés a dormir?
O White Noise reproduzido através do telemóvel pode ser eficaz?
É possível White Noise branco durante todo o dia para os bebés?
Qual deve ser a intensidade do White Noise?
Quando deves parar o White Noise para bebés?

Hoje em dia, surpreende-me que poucos pais utilizem o White Noise para melhorar o sono dos seus filhos. O White Noise faz milagres com bebés agitados e é um sinal incrivelmente poderoso para os adormecer.

Este som especial é tão importante como o enfaixamento. De facto, um estudo com 40 bebés descobriu que o White Noise ajudou 80% a adormecer em apenas 5 minutos! Outro estudo concluiu que o White Noise diminui significativamente a duração do choro e aumenta o tempo de sono dos bebés com cólicas.

Até a Academia Americana de Pediatria concorda que o White Noise pode ser útil para melhorar o sono. Deixa-me explicar como tudo isto funciona – e como o ruído branco pode funcionar para si e para o teu bebé!

Porque é que o White Noise acalma os bebés?

O White Noise é uma ferramenta chave na abordagem do sono do Bebé mais Feliz. Ajuda a ativar o reflexo calmante do bebé, ou o seu “botão de reiniciar” incorporado, para acalmar o choro e provocar o sono.

O melhor som para acalmar a agitação de um bebé é um ruído áspero, ligeiramente áspero, por isso é que muitas vezes usamos o som “Shhhhhhhhhhhhhhh” para acalmar os nossos filhos.

Mas o White Noise não serve apenas para acalmar o choro. Um som mais ronceiro e baixo também promove o sono. E uma vez que é bastante complicado fazer “Shhhhhhhhhhhhh” ao ouvido do seu filho durante todas as sestas e noites, recorrer a uma máquina de White Noise é uma boa ideia!

Como é que o White Noise ajuda os bebés a dormir?

O White Noise ajuda a criar um ambiente reconfortante para o teu bebé, como um aconchegante ursinho de peluche de som, permitindo que o seu pequeno saiba quando está na hora de dormir. A razão pela qual o White Noise é tão eficaz é porque imita os sons que o seu bebé ouvia no útero.

O White Noise adormeceu-o nessa altura e pode adormecê-lo agora também. O ruído branco também cobre as distrações exteriores – como um camião barulhento o cão do vizinho – e os desconfortos interiores, como os dentes e a fome ligeira, reforçando ainda mais os ZZZ’s.

Para começar a utilizar o White Noise, ponha o som de fundo a tocar durante a rotina da hora de dormir do seu bebé. Em breve, este som indicará ao seu bebé que o seu viagem para a terra dos sonhos está a poucos minutos de distância.

E isto continuará a funcionar mesmo depois de o reflexo calmante do bebé desaparecer gradualmente aos 3 ou 4 meses. Nessa altura, o seu bebé já terá aprendido que o White Noise significa que chegou a hora de dormir. Assim, sempre que ligar o ruído branco, o teu bebé pensará: “sim, reconheço este som… agora vou dormir bem”. (É tudo muito pavloviano!)

White Noise para bebés

Qual é o melhor White Noise para ajudar os bebés a dormir?

Apesar de muitas máquinas e aplicações de White Noise incluírem mais de 20 sons, apenas os sons contínuos, monótonos e de baixa frequência funcionam para adormecer os bebés.

Sons inconsistentes, como ondas ou o chilrear de pássaros, simplesmente não funcionam.

Assim, os melhores sons para o sono do bebé são:

A Chuva: É Tranquila e calmante para os bebés e para pais;
O Secador de cabelo forte: Acalma os bebés agitados;
O som do Comboio: Um ritmo calmante semelhante a um batimento cardíaco;
Shush: imita exatamente o que os pais experientes fazem para acalmar a agitação;

O White Noise reproduzido através do telemóvel pode ser eficaz?

Alguns pais reproduzem White Noise nos seus smartphones, o que pode ser bom se forem os sons certos.

Contudo, os altifalantes dos telefones produzem um ruído mais sibilante ou metálico e não o som profundo que melhor imite o útero e que melhor estimule o sono

Qual deve ser a intensidade do White Noise no sono do bebé?

Quando o teu bebé estiver perturbado, deverás aumentar o volume do White Noise para corresponder ao choro do seu filho, que pode ser de 100 a 120 decibéis!

Depois, quando o bebé tiver adormecido, reduz lentamente a intensidade para 60 a 70 decibéis. A este nível, o som pode ser reproduzido em segurança durante toda a noite.

Para se teres uma ideia, os estudos mostram que o som dentro do útero pode atingir mais de 90 decibéis, o que corresponde à intensidade de um secador de cabelo, enquanto 70 decibéis soa como um duche.

Quando é que o White Noise para bebés deve parar de ser usado?

Não há necessidade de desligar o White Noise à medida que o teu bebé vai crescendo! Durante anos, muitos pais continuaram a utilizar o White Noise com os seus filhos (e com eles próprios) para melhorar o sono. Mas não te preocupe se quiseres parar.

É muito simples deixar de utilizar o White Noise quando quiser. Basta diminuir gradualmente o som, pouco a pouco, ao longo de uma ou duas semanas, até o desligar definitivamente.