Blixtrombil Malifluous

logo do blog
xixi na cama - criança

O meu filho fez xixi na cama, e agora?

Sabem aquelas noites que as crianças ficam muito entusiasmados porque vão dormir fora de casa, ou porque vão de férias, ou porque vão dormir a casa de um amigo ou a casa de um primo?

E que a euforia e a ansiedade é tanta que chegam a fazer xixi na cama nessa noite e apanham as primeiras grandes vergonhas das suas vidas?

Neste artigo espero desmistificar um bocadinho essas noites, que de anormais não têm nada e que são mais comuns do que possamos pensar.

O fazer xixi na cama

Quero que saibas que não estás sozinha se isso já aconteceu com os teus filhos. É muito normal que uma criança que já desfraldou durante a noite faça xixi na cama de vez em quando.

Simplesmente aconteceu, e até aos adultos pode acontecer. Quem nunca sonhou que estava a fazer xixi na casa de banho e, na realidade, estava a fazer xixi na cama?

Segundo dados da Sociedade Internacional de continência infantil, 10% das crianças por volta dos 6 anos ainda podem fazer xixi na cama, duas ou mais vezes por mês.

Vale lembrar que antes dos 5 anos, é considerado até normal, e é a partir dos 6 anos até aos 10 que esses episódios ficam menos frequente acontecendo muito esporadicamente. 

Como é que devemos reagir depois de um descuido?

Nunca devemos reprimir, ralhar ou ridicularizar uma criança que faz xixi na cama.

Segundo os psicólogos, reprimir uma criança que tem incontinência urinária noturna pode afetar a sua autoestima e causar sentimentos de estresse, medo e ansiedade.

Por isso, é importante agir com naturalidade e confortar a criança com palavras de apoio, como “Não te preocupes, acontece”. Se ela estiver receptiva, podes também dar-lhe um beijo e um abraço.

Como se precaver dos xixis noturnos?

Para facilitar a limpeza e evitar que o xixi passe para o colchão, a cama deve ser forrada com um resguardo.

Uma dica é ter dois resguardos à mão, guardados junto aos conjuntos de lençóis lavados, para trocar em caso de acidentes noturnos.

Encorajar a criança a fazer xixi antes de ir dormir também pode ajudar a esvaziar a bexiga e tornar a noite mais tranquila, com menos xixi e menos despertares.

À procura de respostas porque o seu filho faz xixi na cama com frequência?

No entanto, se o teu filho já desfraldou e começou a fazer xixi na cama novamente, é importante procurar ajuda junto de um pediatra e de um psicólogo.

É necessária uma análise multifatorial, realizada por uma equipa multidisciplinar, para excluir questões que possam estar na origem das fugas de xixi noturna rotineiras da criança.

Em nota de conclusão

Se a tua criança fizer xixi na cama, tenta agir com naturalidade. É normal e faz parte do desenvolvimento. No entanto, se o problema se tornar recorrente, é importante procurar ajuda.

Uma das formas que as crianças têm de chamar a nossa atenção para algo que não está bem é fazendo xixi na cama com frequência. Elas podem estar sensíveis a ambientes familiares desequilibrados, divórcios dos pais, nascimento de irmãos ou outros problemas.

Também é importante descartar a possibilidade de algum problema de saúde. Por isso, é importante marcar uma consulta com o pediatra da criança.