O Vigantol provoca cólicas
Hoje venho falar de um tema que é alvo de muitas pesquisas por parte de outras mães e a minha opinião sobre o Vigantol. A vitamina D desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, sendo fundamental para a saúde óssea, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças logo que o bebé nasce.
Assim logo na primeira semana de vida é comum em Portugal os pediatras e médicos de família receitarem aos recém-nascidos vitamina D em gotas.
No centro de Saúde onde o meu bebé ia ao peso, o médico disse que teria que começar a dar vitamina D ao meu bebé, mas deixou ao meu critério a marca do produto.
Após sair do médico fui à farmácia comprar então as gotinhas e fui aconselhada na farmácia a optar pela marca Vigantol por ser a marca mais barata do mercado e por ser uma marca antiga.
Então sem qualquer experiência com bebés e sem nunca ter pesquisado sobre o mesmo, aceitei o conselho da farmacêutica, e comprei uma embalagem de Vigantol.
Desaconselho a 100% o uso do Vigantol a bebés
Comprar este produto sem me ter informado foi um dos maiores erros que diz até hoje. O Vigantol é um medicamento que oferece aos bebés muitos efeitos secundários tais como:
- Prisão de ventre;
- Gases e cólicas;
- Náuseas;
- Dor abdominal ou diarreia;
- Comichão, exantema ou urticária;
- Níveis elevados de cálcio no sangue e na urina.
O Vigantol provocou cólicas ao meu bebé
Infelizmente o meu bebé sofreu muito com este medicamento, que na minha opinião deveria ser retirado do mercado.
Logo nos primeiros dias da toma do Vigantol o meu bebé começou a ter cólicas horríveis, em que se contorcia todo de dores.
As cólicas causadas pelo Vigantol eram tantas que o meu bebé mal conseguia dormir.
Para além das cólicas o Vigantol ainda lhe provou um exantema muito grave na cara, deixando-o quase com a cara em ferida.
Alternativas ao Vigantol
Após ver o estado em que o meu bebé ia ficando após tomar as gotas do Vigantol, percebi que havia alguma coisa que não fazia sentido, e decidi ir ler a bula do medicamento e ir pesquisar sobre o mesmo.
Qual foi o meu espanto, que encontrei relatos de outras mães com o mesmo problema e com os meus efeitos secundários.
Então, sem pensar 2 vezes deixei de dar o Vigantol e não lhe dei a vitamina D durante uma semana. Foi surpreendente ver que logo no dia seguinte o meu bebé ficou com menos cólicas e ao fim de 3 dias a pele da cara começou a regenerar.
A alternativa que arranjei ao Vingatol foi o Vitadé.
O Vitadé é um suplemento alimentar da marca Humana à base de vitamina D e DHA, indicado em caso de ingestão reduzida de nutrientes ou para promover um bom desenvolvimento do bebé desde o nascimento.
É em média 8€ mais caro que o Vigantol, mas é um medicamento natural de elevada qualidade que não provoca efeitos secundários como cólicas e exantemas.
Foi a melhor solução que encontrei e até hoje, já com 15 meses é o que o meu bebé continua a tomar.
Se gostaste de ler este artigo também poderás gostas de ler: